ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Palavras na abertura da 66a. Conf Dst 4490



66a. Conferência do Distrito 4490.
Conferência da Harmonia
                      São Luiz, MA, 19 a 21 de março de 2017 

Palavras de Alberto Bittencourt - 
representante do presidente do Rotary, John Germ


 I - ABERTURA


Boa noite a todos.
Queridos amigos, governador 2016-17 do Distrito 4490 do Rotary, David Lima Gomes e sua esposa Luz Marina, presidentes da 66a. Conferência Distrital, a Conferência da Harmonia.
Excelentíssimo senhor vice-governador do estado do Maranhão, sr. Carlos Brandão, neste ato representando o excelentíssimo senhor Governador do Maranhão, dr. Flávio Dino.
Cumprimento e parabenizo o casal CHAIR desta conferência, companheiro Erlich e Flavia Cordão.
Cumprimento a todos os membros da mesa diretora, na pessoa do diretor eleito do Rotary International, Paulo Augusto Zanardi.
Cumprimento a todos os governadores aqui presentes, na pessoa do governador Meton Cesar de Vasconcelos que, por duas vezes, em 1980-81 e 1996-97, exerceu o honroso cargo de governador do Distrito 4490, do Rotary.
Cumprimento meus colegas e amigos, governadores 2004-05, governadores do Centenário, Gamaliel Noronha, deste distrito e Altimar Fernandes, do Distrito 4420.
Minha especial saudação ao governador eleito deste distrito, 2017-18, companheiro Eduardo Campos.
Cumprimentando a governadora 2007-09, Eulália Neves Ferreira, eu cumprimento as valorosas mulheres do D. 4490, aqui presentes.
Saudando os companheiros Levi Madeira e Guaraciaba Martins Melo, saúdo a todos os companheiros, presidentes de clubes, presidentes de Rotaracts e Interacts Clubs, membros do Intercambio de Jovens.

Minhas senhoras e meus senhores.
Meu nome é Alberto Bittencourt. Sou governador 2004-05 do Distrito 4500, Governador do Centenário, que abrange 86 Rotary Clubs e cerca de 2100 rotarianos dos estados de PE, PB e RN.
Eu não poderia deixar de fazer um agradecimento, já hoje, ao casal Pedro Ivo Viana, e sua esposa Concita, que, desde que aqui chegamos, nesta aprazível cidade de São Luís, nos cercou, à mim e à Helena, de todo conforto e carinho, fazendo-nos sentir, como se em nossa própria casa estivéssemos.
Minha querida esposa Helena, companheira de jornada de vida, rotariana, minha grande incentivadora e conselheira, já nas vésperas de completarmos 52 anos de casados, e que me premiou a existência com 4 filhos e 8 netos, dos quais muito nos orgulhamos.
Na qualidade de representante pessoal do presidente do Rotary 2016-17, John Germ, e de sua esposa Judy, com a maior alegria recebemos a missão de representa-los nesta Conferência Distrital da Harmonia.

Há 112 anos, no dia 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris reuniu três amigos e fundou uma associação cujo objetivo inicial era a amizade e a mútua ajuda profissional.
Cerca de três anos depois, atento ao sofrimento do mundo, a nova associação adotou a prestação de serviços como objetivo principal de suas ações.
Surgiu assim, em Chicago, um movimento chamado Rotary, que se espalhou pelo mundo inteiro.
Nasceu sob o manto da diversidade profissional, que mais tarde gerou o princípio das classificações nos Rotary Clubs.
Paul Harris era advogado, Silvestre Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hirain Shorey, alfaiate. Quatro profissionais, quatro categorias distintas.
Estabeleceu como base a tolerância religiosa, herança dos pillgreems que, perseguidos em suas origens, fundaram a Nova Inglaterra na América recém descoberta.
Assim como Paul Harris era protestante, a nova associação passou a reunir católicos, judeus, muçulmanos, budistas, ateus, sem distinção de credo, de seita ou de religião.
Pratica a não discriminação por motivos de fé, raça, idiomas, situação geopolítica, posição social ou mesmo opção de gênero.
Abomina a violência, o terrorismo, o fanatismo ou fundamentalismo, religioso ou não.
O Rotary é uma instituição que, desde o início pratica a compaixão e a solidariedade, a paz e a harmonia entre homens e nações.
O Rotary é um movimento que propugna pela ética como princípio, nas relações comerciais, profissionais e familiares, expressa pela Prova Quadrupla Rotária.
Esse movimento teve um crescimento continuo ao longo de todo o século XX, em que ocorreram duas Guerras Mundiais, a grande depressão americana, os anos sombrios da Guerra Fria, as guerras da Coreia, e do Vietnã, o comunismo e o nazismo, além de um sem número de conflitos regionais.
Ao todo, foram mais de cem milhões de mortes em guerras e conflitos, no século XX. Mortes por ação do homem contra o próprio homem.
A despeito desse quadro, o Rotary se multiplicou.
Chegou a 219 países e regiões geográficas no mundo, no que poderíamos definir como extraordinário poder de capilaridade do Rotary.
As ações rotárias beneficiam as comunidades mais necessitadas, em recantos mais afastados e de difícil acesso. Poderíamos definir como sendo um extraordinário poder de permeabilidade do Rotary.
Há um ditado africano que diz: "Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças maravilhosas."
Assim é o Rotary.
No ano de 1995 o Rotary chegou ao patamar de 1 milhão e 200 mil associados. Patamar esse em que se encontra até hoje, em 2017, 22 anos depois.
Advém dai a preocupação do presidente do Rotary, John Germ e de outros que o antecederam, com o DQA- Desenvolvimento do Quadro Associativo.
Estabeleceu o pres Germ, como meta mundial o crescimento líquido de 1 associado por Rotary Club com até 50 membros e de 2 novos associados em clubes com mais de 51 membros.
O governador David Lima e o presidente da Comissão distrital do DQA, Levi Madeira, estabeleceram a meta de crescimento líquido de pelo menos 3 novos associados por Rotary Clubs no Distrito 4490.
Ainda temos mais de dois meses para os clubes que ainda não alcançaram essa meta.
Ao adotar o lema: "Rotary, a Servico da Humanidade", o presidente Germ disse:
“Eu acredito que todo mundo reconhece o Rotary pelo que ele realmente é: uma oportunidade única de mudar o mundo para melhor, para sempre, através do serviço à humanidade”.
"Os rotarianos do mundo todo estão servindo à humanidade, fornecendo água limpa para comunidades subdesenvolvidas, promovendo a paz em áreas de conflito e fortalecendo as comunidades através da educação básica e alfabetização. Porém, nossa maior prioridade é a erradicação mundial da poliomielite" enfatizou o presidente do Rotary.
Estamos mais perto do que nunca de erradicar esta doença.
Até o presente momento, tivemos neste ano de 2017, apenas 5 casos de transmissão do polio virus selvagem: 2 no Paquistão e 3 no Afeganistão.
"2017 será o último ano em que ocorrerá um caso de pólio no mundo", disse JOHN Germ.
Estamos vivendo aqui um momento de glória pelos serviços prestamos pelo governador David Lima Gomes liderando vocês, rotarianas e rotarianos, vocês, presidentes de clubes a serviço da humanidade.
Juntos, podemos mudar o futuro de muita gente. Juntos, podemos mudar o futuro do Brasil.
Boa conferência a todos vocês.


II - MEIO



III - ENCERRAMENTO 


Meu querido e vitorioso Governador David Lima Gomes e Luz Marina.
É com enorme prazer que Helena e eu desfrutamos do convívio com vocês, nesta acolhedora cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, muito apropriadamente cognominada ILHA DO AMOR.

Em nome do casal patrono desta Conferência, Edilson Baldez das Neves e Dolores, saudamos a todos os integrantes desta Conferência.

Caro Diretor eleito do Rotary International, Paulo Augusto Zanardi e Maria de Lourdes.
Recebam nossos votos de sucesso em sua futura gestão como membro do Conselho Diretor do Rotary.

Querido casal Gov Pedro IVo Viana e Concita, nossos dedicados AIDEs que, desde o primeiro momento em que pisamos nesta terra, já estavam a postos no aeroporto, para nos receber e paparicar, com muito carinho e atenção. Muito mais do que amigos, vocês são nossos irmãos em Rotary, a quem dedicamos nossos agradecimentos, nossa admiração e nosso afeto.

Estimada Pres Casa da Amizade, companheira Jacirema Coelho Ferreira.

Caríssimos Coordenadores desta exitosa Conferência, companheiros Ehrlich Cartão e Flávia Moreira, também Coordenadores da Comissão Distrital do Intercâmbio de Jovens. Vocês nos brindaram nesta Conferência da Harmonia, com uma formidável apresentação dos jovens intercambistas, inbounds e outbounds. Parabéns por seu trabalho em favor do Rotary.

Sejam minhas primeiras palavras de agradecimento a Deus, pela oportunidade de aqui representar, juntamente com Helena, o presidente John Germ e sua Judy, nesta magnífica Conferência Distrital.
Proporcionou-me o presidente Germ, a realização de um sonho, pois esta é a primeira vez que tenho a honra de representar o presidente do Rotary International em uma Conferência Distrital.

Recebi do Diretor José Ubiracy Silva, a honrosa missão de ser o Coordenador Zonal da Campanha da Pólio para a Zona 22B, no período Rotário de 2015-17, que inclui 13 distritos do centro ao norte do Brasil. Minha missão expira a 30 de junho próximo.

Assistimos, nesta Conferência, às palestras do Vice gov estado do Maranhão, Carlos Brandão e do governador do estado, Flávio Dino. Ambos demonstraram compromisso com o povo e com o desenvolvimento do estado. Apresentaram um quadro de finanças equilibradas, com os pagamentos em dia. Afirmaram que no estado do Maranhão os professores da rede pública estadual recebem os mais elevados salários do Brasil, em torno de R$5.300,00 e apresentaram um ambicioso plano de construção de escolas, sendo uma por dia útil de governo, num total de mais de 200, até o fim do mandato.

Companheiros, estamos nos momentos finais desta 66a. Conferência Distrital, a Conferência da Harmonia. Tivemos sessões sempre cheias, com a plateia motivada e atenta.
Levaremos, Helena e eu, grandes recordações dos momentos felizes que aqui passamos.
Assistimos palestras inesquecíveis de renomados palestrantes, sobre temas inspiradores e motivadores:

Paulo Zanardi, diretor eleito para o biênio 2017-19, brindou-nos com o tema: "Rotary a serviço da humanidade, para fazer a diferença". Ele afirmou que a fundação de um Rotary Club deve ser precedida do mapeamento das necessidades das comunidades. Assim o novo clube já nascerá envolvido com o trabalho humanitário.

Altimar Augusto Fernandes e Beth, nos apresentaram o tema: "Rotary mudando o nosso mundo".

Henrique Vasconcelos e Renata, com sua verve e simpatia, apresentaram o tema: "Rotary, com prazer, alegria e emoção".

O companheiro Luiz Carlos Cardoso apresentou importante projeto de ações nas comunidades e fortalecimento da Imagem Pública do Rotary.

Levi Madeira, presidente da Comissão Distrital do DQA, motivou a todos com o tema: "DQA, como mola propulsora no Desenvolvimento do ROTARY". Apresentou um demonstrativo da evolução do Quadro Associativo do Distrito 4490 nos últimos anos e a iniciativa "Podium do DQA", com os clubes e os Governadores Assistentes de maior destaque.
O Distrito 4490 possui 77 Rotary Clubs e cerca de 2000 rotarianos, enquanto que o meu Distrito, 4500, possui 84 RCs e cerca de 2200 rotarianos.
Aproveito a oportunidade para lançar agora o seguinte desafio:

DUVIDO que o Distrito 4490 consiga alcançar e ultrapassar o meu distrito 4500 em número de associados e de clubes.

O governador eleito Eduardo Campos, aceitou o desafio. Mas eu, junto com os governadores do distrito 4500, não permitiremos que tal aconteça, pois também vamos crescer.

Saúdo neste momento o Gov eleito 2017-18, Eduardo Augusto Côrtes Campos e Marilena, bem como o casal CHAIR da 67.a Conferência Distrital, a se realizar em Fortaleza, companheiro Rafael Nunes e Cristine.

Saúdo o Gov indicado 2018-19 Mauricio Bezerra Silva e Rosana do RC FLORIANO, Pi, bem como a Mária Vital da Rocha, recém designada governadora para o ano 2019-20

A linha sucessória de governadores no Distrito 4490 ficou definida na reunião dos delegados votantes dos clubes:

1. O gov atual, 2016-17, David Lima Gomes
2. o gov Eleito, 2017-18, Eduardo Campos.
3. o gov indicado, 2018-19, Maurício Bezerra Silva
4. a gov designada 2019-20, Maria Vital da Rocha.

Aprendi no meu treinamento na Assembleia Internacional de Annaheim, EUA, em 2004, dito por um ex-presidente do RI, que,

"Em Rotary, ninguém tem poder, ninguém tem autoridade. O que nós temos em Rotary são diferentes níveis de responsabilidades."

Depois, fui aprendendo novos conceitos aplicados ao Rotary:

Continuidade.
Qualquer empresa que trocasse de presidente e diretores todos os anos, certamente estaria fadada ao fracasso. Tal não ocorre no Rotary, graças à continuidade de seus programas e ações.

Sustentabilidade.
A sustentabilidade se refere não apenas aos projetos continuarem ativos após o término dos recursos, mas também ao envolvimento e participação dos rotarianos.
O secretário Geral do RI, John Hewko disse da importância da sustentabilidade nos Rotary Clubs. Clubes sustentáveis são maiores e melhores ao fim de cada gestão, com rotarianos conscientes e dedicados ao serviço da humanidade, afirmou.

Resiliência.
Palavra que advém da física. Resiliência é a propriedade de certos materiais que, quando submetidos a forte pressão externa se deformam mas, uma vez cessada a causa, eles retornam ao formato original. É o caso das molas, p. ex.
Em psicologia, resiliência designa pessoas que sofreram fortes traumas, grandes perdas, mas que deram a volta por cima e voltaram a ter vida normal e produtiva.
Resilientes são os jovens que, a despeito de terem sido criados num meio deturpado pela miséria e pela violência, conseguem crescer e se tornarem chefes de família, cidadãos honestos e produtivos.
Resilientes são os Rotary Clubs que mesmo tendo chegado ao fundo do poço, conseguem superar as dificuldades, ressurgir das cinzas e se tornarem clubes atuantes e necessários nas suas comunidades.

Companheiros,
Achei muito feliz a iniciativa deste Distrito 4490 de realizar os seminários de capacitação, PETS, GATS, Equipe Distrital e Assembleia Distrital, como pré-eventos desta Conferência. Abrangendo três estados, Ceará, Piauí e Maranhão, os custos de deslocamento e hospedagem são elevados. O governador eleito, Eduardo Campos, aqui presente, já trabalha arduamente para o êxito de sua gestão.

Temos aqui as presenças dos presidentes de clubes, atuais e eleitos.
O presidente do clube é o líder maior. Ele foi escolhido democraticamente pelos próprios companheiros. Não foi imposto, de cima para baixo.
Ele não é o culpado do que os outros fizeram de errado, mas é o único que pode resolver os problemas do clube

O presidente do clube é como um Siri em balde de Camarâo.
Se você colocar num balde com água do mar um punhado de camarões e deixar lá, dentro de pouco tempo estarão todos mortos. Mas, se você puser um siri, junto com os camarões, eles não morrerão. O siri vai perseguir os camarões o tempo todo, não vai deixá-los parados, nem ficar acomodados.
Você, presidente de clube, deve ser como um siri em balde de camarâo. Deve dar missões aos companheiros, cobrar resultados, estimular, não deixar que eles se acomodem.

Há três verdades que todo presidente de clube deve saber:

Exemplo.
O presidente deve liderar dando o exemplo.

Iniciativa.
Os companheiros querem que o presidente lidere. Que tome iniciativas, que indique os caminhos e ações.

Unanimidade.
Nenhum líder tem unanimidade. Sempre aparece alguém para criticar e dizer que de outro modo seria melhor.

Para tanto, o líder precisa ter Jogo de cintura e deve aprender a engolir sapos.

Aprendi, nos tempos escolares o conceito de Grande Líder:

"O Grande Líder é aquele que nada teme, nem mesmo uma Ideia Nova".

O Conselho de Legislação de 2016 incorporou aos estatutos dos clubes, novos conceitos,
e novas ideias.

As palavras de ordem passaram a ser:

flexibilidade, inovação e criatividade.

Companheiros.
Vamos celebrar na Convenção Internacional do Rotary, em Atlanta, o Centenário da FR.
O quinto presidente do Rotary, Arch Klumph, na convenção de 1917, realizada nessa mesma cidade de Atlanta, criou um fundo de dotações para "fazer o bem no mundo". Esse fundo, mais tarde, em 1928, tornou-se a Fundação Rotária.
Arch Klumph batalhou durante trinta anos pela FR. Percorreu clubes, fez palestras, pediu colaborações, mas a FR não decolava. Trinta anos é uma vida. Arch Klumph nunca desistiu.
Até que em 1947, Paul Harris, no leito de morte, pediu que o dinheiro das homenagens póstumas fosse canalizado para a FR. Os rotarianos de então fizeram chegar aos cofres da FR cerca de dois milhões de dólares. A partir daí a FR começou a crescer. Ela tornou-se uma das maiores e de maior credibilidade fundações do mundo.
Ela conquistou esse lugar, graças, principalmente, à total, irrestrita e Incondicional

confiança

que os rotarianos do mundo inteiro lhe devotam.

Louvo as Iniciativas do governador David Lima Gomes em prol da FR.
A Venda de cartelas de Selos Personalizados, iniciativa do gov Pedro Ivo, rendeu cerca de mil dólares. O leilão do quadro de Di Cavalcante, doado pelo casal John Murray Melo e Nelma Melo, do RC Fortaleza Dunas, rendeu cinco mil dólares para a FR.

Os projetos aqui apresentados,
Projeto Portas Abertas do RC Iguatu Planalto, o projeto do RC S Luis Gonçalo, o projeto " Banco do Bem", entre outros, são exemplos de projetos bem sucedidos a serviço da humanidade.

Finalmente, encerro com o mote do FEIXE DE VARAS, símbolo da força da união, baseado na fábula de La Fontaine, "O ancião e seus três filhos", escrita em 1654:

"Não pretendemos ser o maior.
Tampouco queremos ser o melhor,
Mas o Distrito 4490, creiam todos,
É forte e unido como um
FEIXE DE VARAS".

Muito obrigado. Que Deus os proteja.



Nenhum comentário: