ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

domingo, 5 de maio de 2019

PROJETO DE EDUCAÇÃO PELA PAZ



PROJETO DE EDUCAÇÃO PELA PAZ 


Alberto Bittencourt 

abitt9@gmail.com 
81 98844-8129 





Digníssimo senhor prefeito do município de ....

Pertenço a uma organização chamada Rotary International e venho propor um programa de parceria. 

Venho com o propósito de desenvolver projetos em Escolas Municipais de Ensino Fundamental 2, em favor de adolescentes de 11 a 16 anos de idade. 

São estes jovens que se encontram na fase mais vulnerável ante o assédio e abuso sexual, a droga, a prostituição, o abandono pelas famílias, a violência, o bullying, o estupro, a gravidez precoce, as infecções sexualmente transmissíveis (IST), a ideologia de gênero e outras ameaças. 

Cerca de um milhão de meninas por ano, com idades entre 12 e 16 anos, engravidam no Brasil. Como consequência, abandonam os estudos, largam as crianças nas mãos das avós,  e as deixam soltas depois nas ruas. 

Perde-se a esperança justamente onde ela deveria ser mais forte - a de que a educação é a base de tudo é que é preciso oferecer oportunidades para os jovens. 

Retroalimenta-se o estigma de que a melhor solução seria a repressão, a redução da maioridade penal, a construção de presídios, o aparelhamento das polícias, o aumento das penalidades, o fim da impunidade. 

Nenhum político fala na prevenção, na educação pela paz, no implemento de uma cultura da paz. 

A situação é mais do que URGENTE. 

Destes jovens em situação de pobreza, podemos afirmar, sem medo de errar, que boa parte deles não chegará aos 24 anos de idade. 

Infelizmente o Brasil é campeão mundial de mortes por armas de fogo. São mais de 50 mil homicídios ocorridos por ano, desde 1995, conforme estudos da UNICEF. Em 2015 foram 58 mil vítimas de homicídios. Nos últimos vinte anos, ocorreram mais de um milhão de mortes no Brasil. Só não têm repercussão mundial porque ocorrem espalhadas no tempo e no espaço. Fossem concentradas, seria uma catástrofe. E não deixa de ser. Um verdadeiro genocídio.

Mata-se mais no Brasil do que nos EUA, China, India, Ásia, África, Oriente Médio, ou em qualquer guerra localizada. 

80% das vítimas são jovens pobres, de cor parda, do sexo masculino, habitantes das favelas, com idades entre 18 e 24 anos. 

Afinal, que saídas podemos oferecer para que esses jovens tenham um futuro auspicioso, já que as escolas públicas são ineficientes e burocráticas? 

Nossa proposta é a prevenção

Como? Ensinando e divulgando nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental 2 a Cultura da Paz e não Violência

Propomos a educação com valores humanos, éticos e morais, sem a intenção de doutrinação ou catequização de qualquer espécie. Propomos a valorização dos professores, baseada na meritocracia.
Mais uma triste estatística: o Brasil é campeão mundial de agressões a professores por alunos. Esse quadro tem que mudar. 

Integramos uma entidade denominada Rotary. Não pertencemos a partidos políticos, nem a igrejas. Move-nos apenas o desejo de que o jovem cresça de forma honesta, com amor no coração e aprenda a ganhar honestamente o pão de cada dia. 

Mediante parcerias internacionais, o Rotary pode realizar projetos chamados de Subsídios Globais, e aportar recursos de cem a quatrocentos mil reais por projeto, com duração de um a dois anos cada, em benefício desses jovens. 

Podemos contratar facilitadores, educadores, pedagogos, terapeutas, sociólogos, médicos, e outros especialistas profissionais, pagar alimentação, transporte, material esportivo, num programa paralelo ao da grade curricular de ensino. 

Queremos conscientizar o corpo docente e discente das escolas municipais,  alcançar as famílias desses jovens. 

Poderíamos estender esse projeto a várias escolas, com abrangência inicial de cerca de três mil alunos. 

Seriam denominados Projetos de Educação pela Paz. 

Gostaria de marcar encontros para desenvolver a ideia. 

Por favor, avise-me da possibilidade de marcarmos reuniões a respeito. 

Precisamos difundir a cultura da paz e não violência

Precisamos diminuir a violência no ambiente em que vivem esses jovens, para que eles se tornem verdadeiros cidadãos, úteis e produtivos para o mundo. 

E para que possamos afirmar com orgulho: 

A juventude brasileira tem jeito

Obrigado
Abraços

ALBERTO BITTENCOURT.
abitt9@gmail.com
81 98844-8129

Nenhum comentário: