ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL


MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL 
Alberto Bittencourt - jan 2019



Marahish ensina a técnica de MT aos Beatles

Minha curiosidade quanto à prática da meditação remota a muitos anos. Sabia apenas que se tratava de um método para manter a mente concentrada, focada, afastando o afluxo dos pensamentos.
Ouvira falar de algumas técnicas, como a do budismo, focada na respiração e de outras, com foco em imagens, gravuras, paisagens e até na chama de uma vela.
Pratiquei um tempo a meditação guiada, comum no ocidente, em que o facilitador sugere visualizações mentais de imagens, lugares, estrelas, bolhas de paz e energia.

Finalmente conheci a Meditação Transcendental, ou MT, uma técnica fácil, simples e natural. Logo compreendi que era a melhor de todas. Foi trazida ao Ocidente, no início dos anos sessenta pelo mestre Maharishi Mahesh Yogi, o famoso guru dos Beatles. 

Durante o curso, com duração de uma semana, o aluno aprende a se conectar com o seu interior, com a fonte dos pensamentos, para expandir a consciência, até chegar, com a prática regular à consciência plena. Ao final do curso cada aluno recebe um mantra. 

Os mantras são palavras sagradas, em sânscrito. Tiveram origem nos Vedas. A repetição desses mantras durante cinco mil anos por homens sábios e santos, conferiu-lhes uma força extraordinária, um poder de cura e alívio para os males da alma e do corpo. 

Descobriu-se que, a prática diária da meditação, dividida em duas sessões de vinte minutos cada, separadas por algumas horas, é mais eficaz que uma sessão contínua de quarenta minutos. Tudo é feito da forma mais simples. Em ambiente silencioso, olhos cerrados, recostado no espaldar de uma cadeira ou poltrona, a cabeça deixada livre, para não dormir. 

A MT tem sido exaustivamente pesquisada em centros de estudos do mundo inteiro. A ressonância magnética provou que a mente pode chegar àquele estado de quietude, de calma, harmonia, embora simultaneamente alerta, dinâmica e desperta. 

Experiência inigualável é participar de um retiro de fim de semana, também chamado residencial, conduzido por Cyinthia Gerling, minha amiga, extraordinária instrutora de MT. 

Duas vezes por ano, Cynthia vem ao Recife, ministrar cursos e o residencial, no Hotel Campestre de Aldeia. Em ambiente de muita paz, dispondo de alimentação balanceada, clima ameno, junto à natureza, Cynthia reúne meditantes de sexta a domingo, para uma vivência de paz, harmonia e relaxamento. 

O dia começa cedo, antes do café, com a saudação ao sol, Surya Namaskar. Inicialmente, é preciso harmonizar a mente. Um exercício de pranayama, com a respiração polarizada e algumas ásanas, deixa todos prontos. 

Cynthia ensina a fazer a automassagem, chamada Abhyanga, com um óleo de gergelim, purificado. 
Além disso, nos intervalos entre duas sessões de meditação, promove caminhadas ecológicas, em trilhas no meio da mata. 

À noite, é bate papo, música e relaxamento. 

O residencial de MT no hotel Campestre de Aldeia, é uma grande oportunidade para se esvaziar o estresse acumulado e recarregar as baterias para novo período de atividades mundanas.


Nenhum comentário: