ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 6 de maio de 2016

O FUTURO DO ROTARY É AÇÃO, COM CONTINUIDADE E SUSTENTABILIDADE

O FUTURO DO ROTARY É AÇÃO, COM CONTINUIDADE E SUSTENTABILIDADE 

Alberto Bittencourt


O Futuro do Rotary está em suas mãos, é o lema do presidente John Kenny no ano rotário, 2009-2010. Ele nos incita a algumas reflexões.

Sabem o que significa "O Futuro do Rotary"? Sabem o que quer dizer "Está Em Suas Mãos"?
Significa que o futuro do Rotary é consequência do que os rotarianos estão fazendo aqui e agora. Em outras palavras, significa dizer que o futuro do Rotary é... Ação!

O que vai garantir o futuro do Rotary, portanto, é Ação. Porém a ação pura e simples não basta. Para que a ação não se perca na volúpia dos tempos modernos, é preciso... Ação com continuidade e sustentabilidade!

AÇÃO COM CONTINUIDADE E SUSTENTABILIDADE

Qualquer organização que trocasse seus dirigentes todos os anos, certamente estaria fadada ao fracasso. Porém tal não ocorre com o Rotary, graças a dois conceitos modernos da administração organizacional: continuidade e sustentabilidade.

Continuidade é uma palavra chave, usada no Rotary há algum tempo. Todos os rotarianos e líderes rotários são elos de uma corrente. O sucesso do todo não pode ser medido pela força isolada de qualquer elo. Já se disse que uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco. Por isso, as transições de um ano rotário para outro devem ser bem planejadas. Para garantir a continuidade dos serviços, os clubes devem ter seu planejamento estratégico com objetivos e metas traçados para os próximos três anos e a participação dos presidentes eleito e indicado. A continuidade nas prioridades estratégicas dos clubes certamente os levará a prestar 
serviços mais eficientes.

Ao abordar o quê para o Rotary, vem a ser sustentabilidade, vejamos alguns conceitos preliminares.

Sempre se disse que o sucesso de um clube depende do presidente: quando o presidente é bom, o clube é bom, quando o presidente é fraco, o clube é fraco. Hoje eu tenho a firme convicção de que o sucesso de um clube não depende do presidente, mas sim dos rotarianos. O clube é o reflexo de seus associados. Rotarianos conscientes, devotados ao ideal de servir fazem um clube forte. Um clube nunca será forte se a maioria for desmotivada, desinteressada, acomodada, por melhores intenções que possa ter o presidente.


Outro importante conceito é o de Integração. Um Rotary Club não pode ficar isolado entre quatro paredes. O isolamento é o atalho mais rápido para o fechamento definitivo. É papel do governador do distrito incentivar os Rotary Clubs a manter uma integração forte entre associados e familiares. Integração entre clubes, dos clubes com a equipe distrital, com o terceiro setor, com empresas públicas e privadas, com as pessoas nas comunidades. Quanto maior for a integração de um clube, maior será o brilho da chama do Rotary.

O terceiro conceito, é o de visibilidade. Visibilidade para o público interno, nossos companheiros rotarianos. Visibilidade para o público externo, que nos observa, para que mostremos nossa imagem, nossa força. Visibilidade para o público alvo, beneficiário de nossas ações, para que eles saibam e entendam como somos, quais os nossos ideais e objetivos. Quanto maior for a visibilidade de um clube, maior será a sua força.

E assim chegamos à sustentabilidade.

Embora a continuidade seja uma palavra conhecida, sustentabilidade é algo do qual só ouvimos falar recentemente.

A sustentabilidade, em sua essência, significa que o trabalho não terminará quando acabarem os recursos de nossos projetos. Na verdade, projetos sustentáveis exigirão um pouco mais de esforço e de recursos, mas a sustentabilidade é essencial para o sucesso.

Quando falamos de sustentabilidade no Rotary, não estamos falando somente em garantir
 que nossos serviços durem; queremos garantir que o Rotary dure. E isso significa garantir que nossos clubes sejam sustentáveis, que eles permanecerão fortes depois de os termos deixado.

Pelo exposto, não hesitamos em afirmar que:

O Futuro do Rotary é ação, com continuidade e sustentabilidade.

Nenhum comentário: