ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

FAÇA O ROTARY BRILHAR

FAÇA O ROTARY BRILHAR
Considerações a respeito do lema.
Alberto Bittencourt - 13 fev 2015







"Faça o Rotary Brilhar" é a versão brasileira do lema do presidente Gary Huang, para o ano rotário 2014-15. O original em inglês é "Light up Rotary" e a versão espanhola, "Iluminemos Rotary". 

Gary Hulang e Corinna

"Faça o Rotary Brilhar", é mais que um lema. É antes um chamamento para a ação. Significa que o Rotary, por si, não tem luz própria. Quem é conclamado a fazer o Rotary brilhar é o rotariano. O Rotary é como um planeta, um satélite. Precisa da luz das estrelas para brilhar. 

No universo, o sol, estrela de quinta grandeza, é fonte de luz, calor e vida para nosso planeta Terra. Assim como a lua reflete a luz solar, o Rotary reflete o brilho dos rotarianos.
A fonte de luz que  ilumina o Rotary, é o rotariano. 
É através de seu trabalho, energia e devoção que o rotariano faz o Rotary brilhar.  Quanto mais forte for a luz que emana dos rotarianos, mais forte será o brilho do Rotary. 

Nos dias atuais, quando o obscurantismo tomou conta da humanidade, quando o homem parece ter voltado ao estado pré-histórico de barbárie, quando ignorância, a violência, a selvageria imperam, numa época em que a intolerância e o fanatismo escravizam mentes e corações, quando a ausência de sentimentos e de amor se evidenciam, o mundo parece cada vez mais mergulhado numa obscuridade plena, densa, total. O Rotary se contrapõe a esse estado de coisas, ao oferecer o amor incondicional, a amizade, a tolerância, a paz, entre homens e nações.

Então, o brilho do Rotary nunca foi tão necessário. Esse brilho, nada mais é do que o reflexo da luz do rotariano. É o brilho do rotariano, refletido no Rotary, que faz mudar o curso da história.  

Há um ditado que diz: "aquele que porta a chama é o primeiro a se beneficiar de sua luz e calor".

O brilho da chama que ilumina o Rotary, está no pensamento, sentimento e vontade de cada um dos rotarianos. Essa chama, nada mais é do que a prestação de serviços voluntários, em favor da paz, da compreensão entre homens e nações, da ajuda ao próximo, aos mais necessitados, às comunidades, em favor do amor. 

Em face dos horrores que o homem impõe ao planeta, só há um caminho. É metamorfosear toda essa negatividade em uma nova e inédita criatividade. Tu poderás me dizer que isso é impossível. Eu te responderei que sim, é possível, sempre foi e será possível. Basta ver o que de formidável já foi feito pela mão do homem, nos 110 anos de existência do Rotary.  







Um comentário:

SERGIO LEVY disse...

O Presidente Gary Huang apreciaria muitíssimo sua interpretação do lema. Parabéns por mais essa "Vara...