ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 12 de outubro de 2013

O PODER DA MEDITAÇÃO




O PODER DA MEDITAÇÃO
Alberto Bittencourt



A meditação visa ajudar aqueles que querem ir aos poucos se aprofundando em si mesmos, se descobrindo, clareando o próprio caminho. É também uma valiosa contribuição para os que estão em busca de uma maior compreensão da espiritualidade que dê sentido às suas vidas. E traz benefícios físicos e emocionais valiosos. 

Como a meditação é um exercício de atenção focalizada, sua prática regular desenvolve em nós a capacidade de concentração no que está sendo experimentado, nos faz tomar uma consciência mais aguda do presente. Isso acontece porque as pessoas se tornam mais capazes de concentrar-se no momento que estão vivendo.

As pessoas encontram na meditação o apoio de que precisam para superar com êxito momentos de pressão profissional, emocional ou de outra natureza, ou para ensinar o corpo a relaxar, livrando-se de dores e incômodos considerados crônicos.

A prática regular da meditação ajuda a lidar muito melhor com a turbulência do cotidiano das pessoas. Um dos principais objetivos dos exercícios de meditação é sentir mais paz, mais alegria, mais amor e felicidade. É usufruir a vida "aqui e agora".

Sabemos que o estresse e a ansiedade deprimem o sistema imunológico. Por isso a conquista da paz através da meditação é tão importante para a saúde. Esta paz conquistada permite que o amor flua e se expressem com liberdade. Os médicos sabem que as pessoas apaixonadas são mais protegidas contra doenças porque seu sistema imunológico fica reforçado.

Qualquer pessoa pode ser beneficiada com a meditação. Aqueles que sofrem de pânico e que praticam a meditação com regularidade conseguiram desenvolver um tal controle de seus corpos, de suas relações orgânicas, da respiração, do relaxamento dos músculos e do seu ritmo cardíaco que se tornaram capazes de contornar as crises.

Com a prática da meditação há uma mudança expressiva na forma de encarar os acontecimentos. Passamos a relativizar a importância daquilo que antes nos afetava mais seriamente e a rever nossas prioridades. Uma das consequências mais importantes dessa mudança de visão é a maneira como começamos a encarar o que nos acontece na vida. Os fatos deixam de ter o objetivo imediato de dar prazer ou dor e passam a ser vivenciados como momentos de aprendizagem, oportunidade que nos são oferecidas para crescer e nos desenvolvermos dentro do que é essencial.

Na grande maioria dos casos, as pessoas não percebem quando sua respiração se torna acelerada, irregular, superficial ou mesmo quando a suspendem momentaneamente, agravando o estado de tensão e até mesmo de angústia. Através da prática regular da meditação elas vão tomando consciência de sua respiração e ficam alerta para todos os sinais críticos do corpo, tornando-se gradativamente capazes de controlá-los. Há casos de pessoas que obtiveram motivação e força de vontade para emagrecer, para abandonar o alcoolismo, as drogas e para deixar de fumar. Outras conseguiram vencer a insônia e a exasperação constante. A prática regular da meditação lhes trouxe esse crescimento.

Considero que um dos principais ganhos obtidos pela meditação é a mudança de valores, trazendo mais liberdade de escolha, promovendo o desapego do que não é fundamental para a felicidade, levando a adquirir uma nova visão da vida. Mas não é só em relação à vida que os valores são transformados. A consciência de que somos seres espirituais provoca uma transformação profunda, levando-nos a investir mais no amor, na solidariedade, na compaixão, a perceber nossa conexão com os outros seres e a fazer desses valores o fundamental da nossa felicidade.

Da mesma forma que remoer o passado é inútil, descobrirmos que não adianta nos preocupar como futuro, pois a preocupação não muda o que irá acontecer. Planejar o futuro é absolutamente necessário para não ficarmos ao sabor dos acontecimentos ou do desejo dos outros, mas preocupar-se com ele é perda de tempo. Libertando-nos então do peso do passado e da preocupação com o futuro, nós nos tornamos mais capazes de nos concentrar no presente. Porque é no aqui e agora que experimentamos a alegria, o amor, a paz de espírito, é nele que contemplamos a beleza das manifestações da natureza e dos pequenos gestos humanos, é ele que nos abastece de alegria e esperança.

Se ao tomarmos uma xícara de chá estamos presos ao passado ou preocupados com o futuro, deixamos de sentir o calor da xícara, do perfume que emana da infusão, desperdiçamos a delícia do seu sabor. Quanto mais somos capazes de usufruir o presente, mais experimentamos a plenitude da vida.

Pratiquem a meditação regularmente. Sejam persistentes, sejam pacientes, estejam abertos. A semente fica muito tempo oculta sob a terra e, se desistimos de regar o solo, perderemos a beleza, a sombra e o fruto da árvore que poderá despontar e crescer. Dêem início ao processo, pois a felicidade que procuram não está no fim do caminho, mas durante todo o percurso. E saibam que cada ser humano que entra em harmonia com seu núcleo essencial de amor, ao construir sua própria felicidade, está dando sua parcela de contribuição para a felicidade da Terra.



Bibliografia: 
1) "Os Espelhos do Tempo", de Brian Weiss – Ed. Sextante.
2) "Meditando com Brian Weiss – Ed. Sextante
3) "Ciência do Ser e Arte do Saber"- Maharish Mahesh Yogui

x-x-x-x-x-x



Nenhum comentário: