ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 1 de março de 2021

GESTÃO DE SONHOS


GESTÃO DE SONHOS
Alberto Bittencourt - 05 jul 2018


Barco a remo Paraty, no qual Amyr Klink 
atravessou o oceanoAtlântico em 100 dias, em setembro de 1984.


A cada ano, tem início no mês de julho um novo ciclo de esperança. Trocam-se os administradores dessa poderosa fábrica de sonhos que é o Rotary.
A cada gestão que toma posse novos sonhos são gerados, em substituição aos sonhos concretizados. Outros sonhos não terminados ressurgem, revigorados, energizados, dando continuidade aos planos e programas, numa estratégia única no mundo, que assegura uma produção ininterrupta de sonhos e realizações como só no Rotary soe acontecer.
Passado o bastão, uma legião de novos gestores de sonhos começa o mandato. A fábrica não pode parar. Esta é uma fábrica especial. Ela não tem dono, ela não pertence a ninguém, ela é de todos.
As máquinas produtoras de sonhos continuam aquecidas, operadas pelas mãos, coração e razão de competentes e comprometidos operários espalhados pelo mundo.
A fonte de energia que alimenta os poderosos geradores de sonhos está no altar do pensamento, sentimento e vontade dos rotarianos. No mesmo altar onde oculto mora o deus interior de cada um.
Os produtos fabricados são sonhos que se sonha acordado. São sonhos de um mundo melhor, de um mundo sem violências, sem guerras, sem injustiças, sem fronteiras, em que todos sejam verdadeiramente irmãos. Um mundo em que as crianças cresçam sadias e perfeitas, com amor e dignidade.
Mas é preciso disciplina na gestão dos sonhos. É mister seguir certos parâmetros para garantir a eficiência e a qualidade das realizações:

1) PLANEJAMENTO E PREPARAÇÃO.
Amyr Klink - o navegador solitário
Ninguém melhor do que Amyr Klink, o navegador solitário, para nos ensinar o valor do planejamento na gestão dos sonhos. Um dia ele teve um sonho. Sonhou ser o primeiro homem a atravessar o oceano Atlântico num pequeno barco a remo. “Impossível”, disseram alguns. “Você vai morrer”, exclamaram outros. “Ninguém consegue atravessar o Atlântico usando a força dos braços”, clamaram todos. Amyr Klink respondia que não iria atravessar o Atlântico com a força de braços e sim com a força da inteligência. Do sonho, passando pelo projeto, até a etapa operacional, ele pensou em tudo, estudou, planejou e executou nos mínimos detalhes. Aproveitou a força das correntes marinhas, a força das marés e dos ventos para chegar vitorioso ao seu destino. Longe de ser um aventureiro, preparou-se até mesmo para os imprevistos que poderiam acontecer.

Exemplo oposto é o caso daquele padre no sul do país. Ele também teve um sonho. Queria entrar para o livro Guiness de Recordes como autor do maior vôo jamais realizado, içado apenas por balões de gás. Na tentativa de chamar atenção da mídia e arranjar recursos para suas obras paroquiais, lançou-se no espaço. Questionado que o céu estava encoberto, respondeu: “Isso não é problema, voarei acima das nuvens”. A aventura mal planejada e mal preparada terminou em tragédia. Quando os ventos o arrastaram na direção do mar, tentou comunicação pelo celular. Chegou a pedir instruções sobre como usar o GPS. Só podia dar no que deu. Tempos depois seu corpo bateu numa praia deserta.

2) PERSISTÊNCIA E INOVAÇÃO
Quando todos disseram a Amyr Klink que ondas de até 25 metros fariam seu pequeno barco capotar, ele não desistiu. Após tentar, sem sucesso, durante meses, projetar um barco que não capotasse, usou da criatividade, inovou e projetou um barco que capotasse.

3) DECISÃO E ATITUDE.
“Existe um tempo para planejar e um tempo para partir”, disse Amyr Klink. Há pessoas que planejam, planejam, planejam e nunca partem. Porém chega um momento em que se tem que começar. O tempo urge, a vida é efêmera. A perfeição chega depois, durante a operação. “O momento ideal é não esperar pelo momento ideal”, disse Livingstone

4) DINHEIRO E PATROCÍNIO
A gestão de sonhos implica em obter os recursos necessários à sua realização. Todo gestor de sonhos deve buscar o apoio de possíveis patrocinadores. O rotariano não deve ter vergonha de pedir. Ele tem credibilidade, pois todos sabem que o dinheiro é para uma causa justa. Pode pedir mil e conseguir cem, mas já é uma vitória.
O gestor de sonhos nunca deve se apresentar como um pedinte, mas sempre como um vitorioso.
Nada de caridade, por favor. Ensine a pescar, em vez de dar o peixe.

5) DELEGAR OU MORRER
Sozinho ninguém consegue levar um sonho adiante Desde o projeto até a operação, tudo é um trabalho de equipe. Embora viajasse sozinho, Amyr Klink, sempre contou com eficiente equipe de apoio, mesmo à distância. É importante delegar as tarefas, do contrario, o sonho pode morrer.
Para delegar, é preciso instruir; fornecer os meios, os recursos materiais e humanos; acompanhar; corrigir rumos; avaliar e por fim recompensar as equipes.

6) CORRER RISCOS
Todo sonho envolve riscos. Riscos bem calculados são mais fáceis de superar. É celebre a frase de Theodore Roosevelt:
É preferível arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não gozam muito, nem sofrem muito, porque vivem na penumbra obscura dos que não conhecem nem vitória nem derrota.

7) PENSAR GRANDE
Amyr Klink, nos ensina: “Não custa nada pensar grande. Pensar grande significa pensar além de seu próprio tempo, pensar no tempo dos outros, dos que virão depois de nós.”
Olhe para a frente. Há uma longa estrada a caminhar para chegar no horizonte. Visualize sempre o sucesso. Não há o que temer. Tenha confiança, fé e acredite no poder dos sonhos, pois segundo Fernando Pessoa:

Deus quer, o homem sonha e a obra nasce.
E lembre-se: “O Futuro do Rotary está em suas mãos!”

x-x-x-x-x-x


12 comentários:

DORA SODRÉ disse...

Prezado Alberto Bittencourt:
Sonhar é preciso ! Mas é preciso planejar, organizar para realizar com sucesso nossos sonhos.
Fiquei encantada quando vi vc citar o Amir Clink como exemplo de planejamento e organização.
Li o livro do Amir Clink "Cem Dias entre o Ceu e o Mar" e tb o que ele descreve o inverno que passou solitário na Antártica.
Muito me impressionaram o planejamento, organização , sensibilidade e respeito à Natureza, e a coragem que ele demonstrou nessas aventuras. Tudo foi meticulosamente pensado e organizado com a colaboração de técnicos em cada detalhe. Outra coisa que me impressionou foi ele declarar que, em hora alguma, sentiu solidão, pois mantinha sempre contato com seus colaboradores, amigos e a esposa, através do rádio.
Seu texto "Gestão de Sonhos " é mais uma bela descrição do que é Rotary.
Obrigada Amigo, por mais este ensinamento
de como viver uma vida produtiva e solidária.
Fraternal abraço,
Dora Sodré
RC RJ São Conrado

NEWTON CAMARGO MORAES disse...

Caro co. Alberto Bitencourt
Como sempre seus artigos trazem uma visão nova para aplicarmos em Rotary e na vida profissional.
Apreciei seu texto apoiado na viagem do Amir Klink, e sua reflexão para a vida rotaria.
Pretendo aproveitar esse mesmo foco, e adapta-lo ao Ryla Compacto que vamos realizar em maio/2013.
Comecei a preparar esse material, adaptando-o aos sonhos da juventude no campo profissional com vistas ao futuro.
Quando estiver pronto, envio uma copia ao amigo.
Newton C. Moraes
Gov. 96/97 Distrito 4600

Girley Brazileiro disse...

Comp. Alberto,
Todo rotearíano devia ler esta sua postagem. Nossa entidade precisa assimilar esses princípios. Disso depende nosso futuro. Poucos - como você - têm esta preocupação. Parabéns pela idéia e a clareza didática.
Girley Brazileiro

ATALIBA GONÇALVES disse...

Caro amigo Bittencourt
Você, além de bom escritor é um trabalhador incansável pelo bem das comunidades e um dos maiores expoentes dessa Fábrica de Sonhos que eu conheci, e olhe que com 35 anos de Rotary nas costas, duas vezes presidente de Clube, conheci muitos, tanto no Sul como aqui.
Eu nasci em JUNHO e Rotary troca o bastão em JULHO, quando milhares de sinos rotários batem em todo o mundo. Pena! Se soubesse disso tinha pedido à "Cegonha" para nascer um mês depois.
Por excelência sou um sonhador, um otimista (não exageradamente) e também um realista (até por força da profissão) mas, o que muito aprecio nas pessoas é a energia positiva, expressada pelo amor, solidariedade e entusiasmo ao realizar as coisas. Digo sempre que "O trabalho sem paixão, realização pessoal e satisfação não é trabalho, é escravidão." Você, amigo é um eterno apaixonado pelo que faz.
O mundo está necessitando muito se pessoas assim, não é mesmo?
Gente que faz acontecer;
Gente com a sensibilidade necessária para ser chamada de "ser humano";
Gente positiva e entusiasmada;
Gente capaz de enxergar em cada problema uma solução;
Gente que sonha e busca realizar seus sonhos sem jamais desistir sem lutar por isso.
Enfim gente que, como você, está sempre presente, sempre atuante e assim será lembrado na posteridade, acredito eu.

Seu Feixe Varas é um excelente Norte para muitos que procuram informação, conhecimento e conteúdo. Com extrema sabedoria o amigo o constrói dia a dia.

Parabéns!
É uma enorme satisfação tê-lo como companheiro e amigo.
Abraço
Ataliba Gonçalves
Diretor daVH Consultores
Vice-Presidente da ADVB PE
Membro da Fundação Perrone

BILI RASTADIJA disse...


belo exemplo amigo, é bom ser bom....

ASSIS BEZERRA disse...

Meu caro e ikustre amigo Nittencourt,
estou com "gvestão de sinhos" e "A xampanha do quilp", mas ainfa n]ao li porque fiz, seginda-feira, a 11ª cirurgia oculat. Desta feiya, durou makjs dse una hora e foi muitp dolorida e não tenho permisssÃO PARA LER NEM ASSXISTIR YELEVISÃO, pORTANTO SÓ MAIS UMS 3 OU 4 DIAS IREI LER ESTAS MENSAGENS. aGORA É SÓ UM BILHETONHO, MESMO COM EXTREMA DIFICULFAFE. nÇAO VOU RELER O QUE ESTOU ESCREVENDO E tRLMA BÃO ESTÁS AQUI PARA CORRROGIR OS ERROS, MAS ESTOU EM BOAS MÃIS.
iM FORTE ANRAÇO = Assis

Bertrando Bernardino disse...

Caro Alberto
Parabéns pelo texto, que mostra a importância do planejamento para realizar os sonhos, que no papel ou mente nada significam. Aliás, sugiro explorar mais este tema e preparar uma palestra para correr o mundo, mostrando a importância de fazer acontecer os sonhos de uma maneira sólida e sustentável.

Unknown disse...

Estimado Companheiro Alberto Bittencourt.
Ótima mensagem,realmente acho que todos os rotarianos devem ler as sua mensagens,cada vez melhor,podemos meditar e refletir sobre tudo que esta contido na mensagem,inclusive nos ajuda no nosso dia a dia,sonhar é preciso.Alberto obrigado por mais uma bela mensagem e que Deus o ilumine sempre.Um abraço fraterno da companheira Zenilda Rotary Nova Iguaçu.

SULY MATTOS disse...

QUERIDO AMIGO ALBERTO,
EXCELENTE SEU ARTIGO: GESTÃO DE SONHOS,.
FÁCIL NÃO É, MAS, SEM LUTAS NÃO CONSEGUIMOS SENTIR O SABOR DO DAR CERTO.
EU TENHO SONHOS , COLABORADORES E ESPERANÇA QUE DÊ CERTO.
IREMOS A LUTA.!

Isis Busse disse...

Já tive oportunidade de estar em uma apresentação de Amir Clink, o planejamento é muito importante. E só corrigindo o padre foi encontrado sim, morto naturalmente e enrolado em papel alumínio, um desastre completo, pois querer aprender a usar o GPS no ar é no mínimo uma piada.

Lúcia Vasconcelos Lopes disse...

Caro Bittencourt.
Mais uma vez você nos abre o leque dos raciocínios. Muito interessante sua tese de gerir sonhos. Sabendo-se ser o sonho uma das partes do psiquismo humano, que une as emoções vividas aos estímulos físicos do homem, sua força é inquestionável. A gestão destes sonhos é, entretanto, uma das mais difíceis de nossas tarefas. Daí para sua concretização,necessário se faz que mantenhamos a força desses sonhos, atrelada aos estímulos cerebrais diante de um planejamento que diria estratégico. Pois é ele amplo, sem dúvida. Talvez uma visão funcionalista seja mister aos futuros dirigentes rotários. Isto, por unir ou reunir as funções que você destaca em módulos gestores, objetivando fazer realidade o que antes era apenas entresonhado. Os estímulos físicos da persistência devem atrelar suas carroças à inovação criadora de uma equipe que sonhe junto com o coração, os sonhos do próximo. A atitude e a decisão me parecem ligadas às qualidades da liderança com que tal equipe faça deste sonho repasses à comunidade. Daí ou dela, dependendo da punjança desses sonhos, devem advir a parte de seus alcances financeiros. Isso, se feito com uma intensidade capaz de fazer a força dos rios humanos serem transformados em verdadeiras cachoeiras. A delegação das responsabilidades, além da novamente necessária liderança grupal, deve ser feita como você bem o diz. Ou seja, administrado-as pelo viés de um tirocínio sempre humanizado. E, com direção atenta a todas e a cada função que unidas, almejem transformar sonhos em realidade. A mim me parece que poderíamos reunir as funções do não se permitir morrerem os sonhos àquelas do correrem-se riscos. Justifico esta postulada junção, pela crença de que só morrem aqueles que não correm verdadeiros riscos. E que são incapazes de sonhar além de si. E só aos grandes é dada tal tarefa-função. Justamente pela força do mergulho no pensar grande um sonho que é individual, ao mesmo tempo em que é coletivo. Por mais paradoxal que isto pareça. Suas palavras, nesta crônica exemplificada e, assim extremamente didática, torna visível aos seus seguidores, sua paixão rotária através das belas e clarivedentes sugestões aos próximos líderes desta Instituição. Vejo ainda nesta crônica um pouco de seu próprio íntimo, caro amigo. Você sonhou antecipadamente Bittencourt. E, sem egoísmos, ofereceu seu sonho numa bandeja de amor, gestando em exemplos demosntrativos, como cada pedaçinho de um sonho pode vir a ser realidade.
Serão vários os sonhos dos novos dirigentes e, certamente junto com você, almejo pelo correto manuseio de cada um deles. Que Deus permita a todos eles, terem seus corações e mentes atrelados às funções que diria, foram intuitiva e antecipadamente clarificadas por você. Como capazes de fazer a transformação entre o ideal sonhado e o prazer final de tornar esse sonho real. Parabéns, pela inteligente maneira de demonstrar ser possível sempre se pensar grande...
Um fraterno abraço de quem já sonha em ler novamente seus sonhos, ilustre amigo.
Lúcia Vasconcelos Lopes.

SIMONE LUCENA ARAUJO disse...

Meu Amigo,
Boa Noite!!!
A alegria que sinto em receber seus textos é enorme. Como são motivadores, repleto de esperanças, mas também realistas. Confesso que todas as vezes sou levada a refletir muito. Sempre percebo que suas ideias parecem abrir portas para que o universo conspire a nosso favor.Sou fã e admiradora desse seu potencial infinito para realização dos seus sonhos. Entendo que como diz, tudo deve ser bem planejado e elaborado, mas sem jamais desistir.
Acredito que muito de tudo isso que pensa, realiza e vive, deve-se ao estilo de vida que sempre escolheu, ou priorizou. Imagino que a meditação que pratica favorece esse estado de equilíbrio, o que concede melhor discernimento para as mais variadas situações, das previstas às imprevistas.
"A fábrica de sonhos" que reconhece no Rotary é verdadeira, mas pouco do que conheço, são raros os que assumem esse comando com este espírito, apesar de ser uma coisa de "todos". O bastão passado adiante, na sua maioria é conduzido pela vaidade, e o tráfico de influências parece estar acima dos verdadeiros objetivos e essenciais valores. Custa-me dizer isso, por poder estar enganada e com isso cometer alguma injustiça. Tenho receio de sem querer magoá-lo, perdoe-me por antecipação, mas entenda que foi com esses olhos que vi o comportamento da maioria dos ditos companheiros, da mesma forma que conheci algumas exceções, claro.
Sei que até para sua renovação e um pouco de descanso, isso é preciso, além de oportunizar outros pretendentes ao cargo. Não sou contra mudanças, pelo contrário, mas deveriam ser sempre para melhor.
É válido também, para avaliar e comparar gestões, mas nem sempre os critérios usados são "desinteressados", falta seriedade e ás vezes até caráter e outros comportamentos, para que seja uma avaliação justa e positiva. Seu enorme coração consegue transpor obstáculos e acreditar muito nas pessoas. Acho isso de uma grandiosidade invejável no bom sentido.
Creia que apesar de não conhecê-lo, de não conviver, apenas ter um pouco de acesso ao que pensa, da maneira de ser e agir, do espírito comprometido e realizador que tem, deveria ser proibido mudanças.... (como se diz no futebol: não se mexe em time que está ganhando). Pobre Dr. Alberto, se dependesse de mim não teria tréguas, seria eternamente presidente!kkkkkkkkk, ou estaria sempre ao comando de coisas positivas e enriquecedora como já faz neste blog. Não quero transparecer a ideia de estar lhe agradando, ou apenas tecendo elogios, não é isso. Trata-se de apreciar seu currículo,a formação e toda espiritualidade que tem, o que traz no coração, além de ler os vários comentários expostos no seu blog. Logo concluo que não só eu,mas há uma legião de fãs e admiradores iguais a mim. Amigos de longas datas, que pela proximidade de convivência sabem ainda muito mais do que sei. Por isso sinto imenso orgulho em estar começando a fazer parte desse universo, um tanto particular!
Os parâmetros a seguir para gestão e realização de sonhos é uma coisa conhecida, mas raramente posta em prática como deveria, por tudo isso os sonhos tornam-se difíceis de serem realizados. Desiste-se muito facilmente, quando pensa-se que tudo já foi feito. Como bem disse as vozes que clamam contrária aos nossos pensamentos, muitas vezes nos fazem calar o pensamento. Conheço muitas pessoas que acham que os sonhos têm que ser pautados dentro de uma realidade, caso contrário, são coisas inúteis, que não servem para nada. Até a palavra “sonhador” é muitas vezes utilizada de uma maneira pejorativa. Infelizmente convivi muito proximamente de pessoas com pouca, ou quase nenhuma capacidade para sonhar! isso me fez ficar descrente e perder muito tempo acreditando que só vale sonhar com o que é possível!
Nunca me ocorreu que isto não era sonho e sim realidade.
Já diz o Francisco Xavier:- "A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor"
Dr. Alberto, o Rotary precisa de gente como você, que realiza e faz a diferença!
Que Deus continue a iluminar suas ideias.
Simone