ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 6 de julho de 2018

EU NAO SEI





EU NÃO SEI...
Alberto Bittencourt - mar2013






Eu não sei de onde venho, nem para onde vou. Eu não sei se nasci ou se cheguei. Eu não sei se estou aqui, ou se vou por aí. Eu não sei se sou um corpo que carrega um espírito ou um espírito que habita num corpo. Eu não sei se carrego um nome, ou se é o nome que me carrega. Eu não sei se sou importante, ou apenas mais um.

Eu não sei se o barulho nos meus pés vem dos sapatos, ou das correntes. Eu não sei se a brisa no meu rosto vem do mar ou de meus tormentos. Eu não sei se devo correr ou quedar imóvel. Eu não sei se devo me expor ou me esconder. Eu não sei se devo me manifestar ou me calar. Eu não sei se devo confrontar ou acatar. Eu não sei se devo lutar ou deixar ficar. Eu não sei se meu riso é um grito, nem se minha prece é um choro.

Eu não sei se a luz que me alumbra é a mesma que me incandesce. Eu não sei se o ar que me protege é o mesmo que me consome. Eu não sei se me alimento, ou me devoro. Eu não sei se os muros que me cercam são refúgios ou prisões. 

Eu não sei cadê as árvores da minha infância, se vejo apenas florestas de espigões. Eu não sei como os campos em que eu corria se transformaram em asfalto para corpos metalizados.

Eu não sei se meus atos são expressão de vida, nem se meus gestos são expressão de amor. Eu não sei se sou querido ou apenas tolerado. Eu não sei se me amam ou se me enganam. Eu não sei se os que me observam e me escutam estão cegos ou estão surdos. Eu não sei se estou enfermo de verdade, ou apenas fatigado. Eu não sei se preciso de gente à minha volta para poder ficar só. Eu não sei como transformar o tempo que me dissolve em sentimento de eternidade.




O que eu sei é que eu quero apenas uma coisa. O que eu sei, e disso tenho a mais plena convicção, é que eu quero apenas escrever. 

Quero escrever sobre as traquinagens da minha infância, escrever sobre encontros e desencontros, sobre os descaminhos de meu mundo.

Quero escrever sobre os que comigo dividiram sendas e territórios. Quero encher páginas e mais páginas de lembranças vivas, escrever ao sabor das emoções, sem gramática nem sintaxe, sem regras, nem concordâncias. 

Quero escrever de uma só penada sobre os momentos mais delicados, sem pudor e sem rancor. Quero escrever para não ser um homem perdido na multidão, devorado pela angústia de ter que sobreviver. Quero escrever sobre as relações perdidas, sobre as memórias esquecidas, sobre as sociedades desfeitas, sobre os pactos quebrados. Quero escrever sobre os amores vividos, as paixões fugazes, os sentimentos eternos. Quero escrever sobre o ambiente, o universo, o dom da criação. Quero escrever sobre ciência e tecnologia, artes e manufaturas. 

Quero escrever além de mim, para depois, 
me fundir na maçaranduba do tempo. 
Quero escrever para me libertar de mim. 




19 comentários:

dandomaispalpites disse...

Maravilhoso... eu tambem quero escrever... e criar... bjs

Thaís Ribeiro disse...

Oi,


Gostei do seu texto. Também acho que nesse mundo torto escrever é a forma mais célebre de se salvar.

Anônimo disse...

Lindo texto, parabens.
Abraços,
Paulo Roberto.

SUELY MATTOS disse...

EU ADOREI SEU ARTIGO EU NÃO SEI..... . LINDO, PROFUNDO. PARABÉNS!

PAULO ROBERTO MAGALHÃES disse...

Gostei muito, parabens.

PEDRO GAUDÊNCIO DE CASTRO disse...

CARO BITTENCOURT -
ESTIVE NA ASSEMBLEIA DE CAMPINA GRANDE.
SENTI FALTA DA SUA PARTICIPAÇÃO NAQUELE EVENTO, POIS, VOCÊ SEMPRE LEVA IDEIAS E SUGESTÕES NOVAS, ABORDA O ASSUNTO COM CONHECIMENTO E TEM A FACILIDADE DE EXPRESSÃO.
ACOMPANHO COM INTERESSE TODAS AS SUAS PALESTRAS E ARTIGOS.
PARABÉNS
- PEDRO GAUDENCIO DE CASTRO

TELMA BRILHANTE disse...

Caro Alberto,
Eu não sei é uma reflexão milenar que acomete o ser humano. É um momento de introspecção, de desencanto, uma avaliação personalíssima do que vc. vê no mundo das coisas, mundo das sombras, mundo da luz.
O que eu sei simboliza um momento de decisão. Escrever é um ato isolado, é o renascer das cinzas, é catarse, é o desejo de comunicar-se com o mundo, implícito o sonho de permanência. Deixar o registro, as marcas da passagem, feito se dissesse eu estive aqui e permaneço porque, através do que escrevemos, permanecemos.
Belos textos (inclusive li alguns contos.) Gostei do blog.
Parabéns, Alberto.
Abraço,
Telma Brilhante.

SUELY ARAUJO CAVALCANTI disse...

Mas eu, e o mundo que lhe cerca e enxerga, sei !!! Você não perambula ébrio pelos caminhos que passa , mesmo quando surpreendido pelos vendavais que nos pegam desprevenidos .
Voce existe , entre falhas e acertos como todos nós , como a leveza dos doces sonhos , a alvura dos cordeiros, o vai-e-vem das marés , um baobá crescente , um murmúrio de palavras ... , pelo AMOR a VIDA : dos que lhe são mais íntimos, (familia/amigos) e dos mais distantes, independente da face .
Sem que perceba , já está registrado num especial espaço desse mundo , semeado de bons exemplos que , por certo , atrairão seguidores ... Exercita em vestes transparentes a condição de SER HUMANO .
*Talvez um dos mais ricos e instigantes esse seu EU NÃO SEI ...
Abrs.
Su...
extensivos a sua familia que amo e é partícipe de sua história .

ALMIR REIS disse...

Companheiro Alberto Bittencourt:

Eu também não sabia de nada, mas depois de ler o seu texto fiquei sabendo que você escreve é muito bem, sobre tudo.
Que Deus ilumine sempre a sua mente e que os Rotarianos se movimentem para indicá-lo como seu Presidente Internacional.
Almir Reis

GRAÇAS SILVA disse...

"Eu não sei se sou importante, ou apenas mais um. " Mas eu sei que você, Alberto Bittencourt, (que tenho o maior orgulho de chamá-lo:AMIGO!)
faz parte (entre tão poucos) "...dos mais um" que usam A PALAVRA para continuar A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR!
Obrigada por me presentear com tão bonito texto.
graças silva
20 de outubro de 2010 09:36

PEDRO SCHMIDT disse...

E eu só sei que você é bom demais !!!!
Parabéns grande companheiro
Abs
Célia e Pedro

LUIZ OMAR MAGALHAES disse...

Prezado Alberto, bom dia!
Tomei a liberdade de mais uma vez postar um trabalho seu no meu FACEBOOK, espero que vc não se importe com isso. Entendo que meus amigos e amigas do FACE merecem ler algo construtivo e criativo.
Vc não vai se lembrar de mim, mas só para refrescar sua memória estivemos, eu minha esposa Cláudia Brum em uma reunião do Rotary Club do Recife – Boa Viagem há um bom tempo.
Cláudia é rotariana do Rotary Club Ipatinga Ribeirão Ipanema, aqui em Ipatinga-MG.
Somos da empresa SOLUÇÃO AMBIENTAL ( visite nossa página do FACE e conheça nosso trabalho )
Fui radialista durante 35 anos e muitos desses anos trabalhando aqui no Vale do Aço, sendo por isso muito conhecido e respeitado, portando aproveito para ilustrar, carregar o meu FACEBOOK com coisas importantes e construtivas, que possam melhorar a qualidade de vida dos que acessam e compartilham.

Desejamos-lhe todo SUCESSO em sua vida, ao lado da família, com anos e anos de paz, saúde e prosperidade. Que Deus continue iluminando seus caminhos.
Atenciosamente,
Luiz Omar Magalhães
Diretor Administrativo

tel: (31)3822-4012 cel: (31)9214-1584
e-mail: luizomar@solucaoambiental.com
msn: luizomar@solucaoambiental.com
site: www.solucaoambiental.com

SALOMÃO AZULAY disse...

Meu estimado melhor amigo Alberto,
Li o seu texto EU NAO SEI. Parabéns por abrir o seu inconsciente...
Sugestão: Escreva sobre o que vc pensa que é. Revele "o conhece-te a ti mesmo" socrático. Mergulhe no seu interior sem peias;
Abraços, do seu amigo de Belém
Salomão Azulay

P,S. - O meu colega Dentista Prof. da UFPA aposentado, Ronald Aguiar, foi eleito Governador do Rotary daqui de Belém. Você o conhece? -SA

Lúcia Vasconcelos Lopes disse...

Caro Bittencourt.
Seu texto é, sem dúvida, um poema emblemático sobre as inquietações de todos nós. Nele, sua pena corre célere e brilhante revelando muito de um rico interior. Creio que estas dúvidas, medos e angústias do homem sejam inerentes a sua própria condição humana. O desaguar destas inquietudes só é minimizado pela suas exposições. Como você belamente o fez. Entretanto, há que se ressaltar sua coragem de fazê-lo de forma pública. Mas, é sempre assim com quem sente-se já amparado por certezas outras que carrega consigo. E, suas certezas são também colocadas com clareza, força e igual beleza. O "Eu sei" do prazer e da necesidade de escrever asseguram ao amigo, fugas seguras às dores de suas inquietações. Daí é só um passo para tornar-se um fulgente escritor ou poeta. Pois quem escreve já tem aberta a própria alma. Já a pode expor, pois tem bem folgada uma torneira íntima que jamais se fechará. Para mim, essa foi uma das mais prazeirosas leituras que fiz de seus muitos textos. No momento, e somente no momento, pois daqui a segundos já não mais serei mais a mesma, aquilo que tenho certeza é a necessidade de lhe dar novamente meus parabéns. Afinal, ilustre amigo, eu gostaria de lhe perguntar se não tem também a certeza de que é mais poeta que cronista...Torço para que impere em você, a poesia...Fraterno abraço, caro poeta.
Lúcia Vasconcelos Lopes.

Alberto Bittencourt disse...

Caro melhor amigo Salomão
Escrever sobre o que eu penso que sou exige muitas horas de meditaçao. Não me sinto preparado para responder.
Fizeram essa pergunta a Ortega y Gasset e ele respondeu a célebre frase: "Eu sou eu e minhas circunstancias. "
Ou parafraseando o poeta .....
"Eu não sei de onde eu vim nem para onde vou. Eu só sei que por aqui eu não vou."
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"
"Eu sou o que sou" encerra todas as discussões. Ponto final.
Desculpe se fugi da pergunta.
Voltaremos a ela.
Obrigado, abraços.

SIMONE LUCENA ARAUJO disse...

Boa Noite!!!
Querido Amigo
Que texto fantástico, pelo visto serei sempre repetitiva quanto aos elogios, não tem jeito.
Já percebo e não é de hoje, que tem o dom da escrita, das palavras.... impressiona-me a forma como brinca com elas e em que resultam, tem mesmo que escrever e avançar nos projetos de lançamentos dessas maravilhas. É preciso semear suas ideias, não pode guardá-las só pra você (estou evoluindo, não o chamei de senhor...kkkkkkk)
Tenho certa dificuldade na forma de tratamento usada, por puro e simples respeito, além do recente conhecimento. Sei que em breve estarei sentindo-me um pouco mais íntima. Portanto, não leve a mal se escapar algum senhor, ou Dr.Ficarei atenta, mas pode puxar minha orelha quando precisar....kkkkkkkkkkkkkkkkk
Acredito que todos nós fazemos questionamentos em vários momentos da vida. Duvidamos de quem somos, o que queremos, qual sentido da vida e nossa missão. Quantas vezes me senti convicta e em seguida incrédula? E é nessa "montanha russa" de emoções e situações vividas que nosso bordado da vida vai se tecendo. Um dia nos deparamos com a "tal maturidade" e nela encontramos várias das velhas respostas, mas ainda assim, muitas interrogações permanecem. Isso é estar vivo! Uma coisa maravilhosa aconteceu comigo: - , posso não saber tudo que quero, ou pretendo, mas descobri que hoje sei o que não quero mais pra minha vida". O tempo nos traz essa consciência, mas a melhor maneira é permanecendo fiel a nós mesmos!

Já enviei para meus filhos vários escritos seus, mas esse foi MA-RA-VI-LHO-SO!!!
Obrigada uma vez mais.
Um abraço
Simone

M Veroneide disse...

Parabéns, maravilhoso texto

Paulo Caldas disse...

Tive a mesma percepção que vc, Telma.

Anônimo disse...

Muito bom, parabéns pela criatividade