ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 6 de abril de 2013

A CAMPANHA DO QUILO





A Campanha do Quilo

I.         Não é sistema de mendigar; é um recurso de angariar.

II.       Não é fórmula de extorquir; é uma norma de pedir.

III.      Não é tarefa de humilhação; é um serviço de elevação.

IV.       Não é meio de constranger; é cumprimento do dever.

V.         Não é expressão de fanatismo; é uma lição de altruísmo.

VI.       Não é trabalho de desonestidade; é um testemunho de caridade.

VII.     Não é passeata de exibição; é um fator de exemplificação.

VIII.  Não é movimento comprometedor; é um empreendimento de amor.

IX.        Não é iniciativa infiel e malsã; é uma prática da moral cristã.

X.        Não é um caminho de falsidade; é um ninho de amizade, luz e verdade.
                                                

Centro Espírita Irmã Gertrudes
Rua Francisco Gondim, 51ª – Casa Forte

x-x-x-x-x


Todos os sábados, pela manhã, já bem cedinho, eles estão pelos sinais das vizinhanças de minha casa, no Parnamirim, vestidos de camiseta branca, impressa com a “Campanha do Quilo”. Levam um pequeno saco de coleta numa das mãos e um maço de panfletos motivacionais na outra.
São senhores e senhoras de cabelos grisalhos, a percorrer as filas de carros, debaixo de sol forte ou até mesmo de chuva. Mostram os sacos, sempre com um sorriso nos lábios, até abrir o sinal. Então, esperam a próxima fila se formar para recomeçar a caminhada.  A maioria dos motoristas, já acostumada, arria os vidros para doar sua contribuição e receber sempre lindas mensagens, escritas por Emmanuel, André Luiz, Meimei, Torres Pastorino e outros. 
Quem passa batido não sabe o que está perdendo!
São pessoas abnegadas, que deixam seus lares, seus momentos de lazer, suas famílias e vêm para a rua numa missão de caridade. Trabalham para Centros Espíritas que, por sua vez, cuidam de crianças, idosos ou deficientes.

Seu Jorge Luiz há 17 anos é campanhista




Seu Jorge Luiz é uma dessas pessoas. Há 17 anos faz a campanha do quilo sempre na mesma esquina, na av Parnamirim com a rua Sebastião Malta Arcoverde. Disse que as campanhas se espalham por vários bairros da cidade, todos os sábados e domingos pela manhã. Os voluntários, campanhistas, pertencem a diferentes Centros Espíritas.










D. Ademilda todos os finais de
semana está em campanha






Dona Ademilda é outra abnegada Campanhista do Quilo há 7 anos. Disse que o dinheiro arrecadado vai suprir as necessidades das creches, ou abrigos mantidos pelos Centros. Serve para ajudar na feirinha, na aquisição de roupas ou material de higiene e também para reformas das instalações.




  


Uma das mensagens que recebi foi esta, acima, com os 10 itens da Campanha do Quilo.
Enaltece a nobre função de pedir a importância em dinheiro, doada ao livre critério de cada um.
Eles aceitam com um sorriso a recusa ou a indiferença, e entregam ao motorista, mesmo assim, a mensagem.
É a nobreza do pedir, de doar-se, de dedicar-se ao próximo,
Ah! Como seria desejável que cada um de nossos companheiros  pensassem e agissem dessa maneira também!
Pedir é salutar e imprescindível para que, com pequenos gestos, possamos transformar o mundo. Sem dinheiro nada se faz, nada se consegue. E nossa causa é tão nobre, tão importante, tão verdadeira e palpável!
Se todos fossem assim, sem sombra de dúvida, já teríamos erradicado completamente a paralisia infantil da face da Terra.  Não existiriam mais guerras nem conflitos, nem crianças desamparadas, nem idosos desassistidos, nem famílias em situação de risco. E o mundo seria um mundo de Paz.
Parabéns aos nobres Campanhistas do Quilo. Que Deus os proteja e abençoe.     

        




8 comentários:

EDVALDO ARLEGO MARQUES disse...

Pelo que sei, foram os espíritas que criaram esse sistema de coleta para servir de apoio aos diversos serviços assistenciais que eles promovem.
Na torre, na Rua Vitoriano Palhares, 77, existe o Abrigo Lar de Jesus, fundado por ex-fiscal da Pernambuco Tramways, que há mais de 50 anos abriga inúmeras velhinhas com apoio dos frequentadores daquele Centro Espírita, boa parte dos quais troca mensagens espirituais por doações expontâneas.
Conta-se um fato de que um desses espíritas estendeu a mão para um motorista pledindo-lhe ajuda. O profissional cuspiu-lhe na palma da mão. Humilde e consciente do seu dever, o espírita disse: "Esse é meu, e agradeço. Agora, por favor, bote no sasquinho algum dinheiro para a sobrevivência das velhinha que abrigamos.
Não sei qual foi a ação do motorista, mas é assim, com humildade e perseverança, que eles fazem esse belo trabalho.
Arlégo.

Alexandre Inojosa disse...

Caro Alberto: embora eu não seja Espírita, admiro o trabalho de caridade que eles fazem, como a Campanha do Quilo. Sempre que os vejo, procuro colaborar. Não importa a convicção religiosa de cada um. O que importa, aos olhos de Deus, é a prática da caridade.
Abraços,
Alexandre

Há Governo? disse...

Excelente.
Annibal

Lúcia Vsconcelos Lopes. disse...

Caro bittencourt.
Mais uma vez você nos faz recordar. Lembro-me bem de em anos anteriores, haver uma grande movimentação em torno da Campanha do Kilo. Sabíamos dela e, em nossas casas, não faltava um kilo disto ou daquilo para entregarmos com alegria às pessoas que nos batiam à porta. Não sei o que aconteceu com sua divulgação, mas nas minhas andanças pelo bairro de Boa Viagem, nada vi sobre esse belo movimento. Parecia-me até já não mais existir. Mas, seja ela mais uma abençoada filha do Espiritismo ou não, sua beleza em nada é toldada. O que importa, me parece, é a posse do seu fundamento: o amor doado. Nele estarão sempre resumidos os belos atos dos homens. Tomo aqui a liberdade de levantar um brinde. Brindo especialmente a você, ilustre amigo. Pelas muitas lembranças e oportunidades que oferece aos seus seguidores, no ofertório sempre envolto no amor fraterno, quando une corações e pensamentos em claras demonstrações de que é sempre possível doar-se ao próximo. Com você, junto minha voz nos parabéns aos campanhistas da eterna Campanha do Kilo. E, de você me despeço com renovados parabéns. Sempre no aguardo de mais outra pérola envolta no amor amigo...

SUELY ARAUJO CAVALCANTI disse...

Oi amigo ,
conheci essa Campanha do Quilo durante os 3 anos , antes de nos mudarmos para o enderêço atual na Nova Torre , em que residimos na Tamarineira , vizinhos das Casas José Araújo .
Ao tomarmos conhecimento da seriedade e objetivos da Entidade , por identificação , passamos a colaborar conforme condição do momento , já que éramos abordados no cruzamento , em dias diferentes .
Por aqui eles passam , com mais raridade , e deixam lindas orações na caixa do
correio , sendo nosso muro muito alto não deu p/ um contato e obter informações .
Conte comigo para divulgar ......
Abrs. Su...

HENIO CAVALCANTI disse...

CONHECEMOS ESSA CAMPANHA DO QUILO QUANDO RESIDIMOS , HÁ 3 ANOS PASSADOS NA TAMARINEIRA. CONCORDO COM SUA SUGESTÃO DE DIVULGAÇÃO E APOIO CONCRETO , INDEPENDENTE DE CRENÇAS . O BEM DEVE SER PARTILHADO . BASTA DAS TANTAS FORMAS DE SEPARATISMO ! A HUMANIDADE NÃO SUPORTA MAIS OS HORRORES RESULTANTES DE PRECONCEITOS E EGOÍSMOS . ABRS.
HENIO VELHO

Rerolry disse...

Olá... Aqui em Patos-PB fazemos este trabalho fraterno através da União Espírita Cristã - Nosso Lar Tio Juca, sempre aos domingos pela manhã, percorrendo os diversos bairros da cidade. Abraço fraterno a todos que participam deste maravilhoso Blog... Felicidades!!!

ATALIBA GONÇALVES disse...

Beleza amigo!
Tenho sugerido a amigos que vejam o "Feixe de Varas", um dos blogs mais interessantes e inteligentes que conheço, com excelentes matérias.
Aproveito para convidá-lo a ser um de nossos colaboradores na nova "Revista Mercado Aberto" que iremos lançar até final de maio. Seria uma enorme satisfação tê-lo conosco. Quem sabe até criando uma coluna com o título "Serviços em Ação" ou algo assim, aberto aos clubes de serviço, incluindo entrevistas com autoridades rotárias onde o amigo também se inclue. O que acha?
A propósito, fram encaminhadas a você fotos de nosso evento com as forças armadas?
Caso ainda não me informe que envio de imediato.
Forte abraço e excelente semana.