ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 16 de fevereiro de 2013

DA INDIFERENCA A SOLIDARIEDADE


DA INDIFERENÇA À SOLIDARIEDADE
Alberto Bittencourt





Chuvosa manhã de inverno no Recife. Como de hábito, saio de casa às seis para curtir uma corrida no calçadão à beira mar. Nada de sol no horizonte, nada de azul no céu encoberto de hoje. As águas prateadas parecem mais agitadas que o normal.
A pista de Cooper já está bem movimentada. As pessoas se exercitam antes das atividades do dia-a-dia. O CRI – Clube dos Rapazes Inocentes, idade mínima 70 anos, bate papo, de molho na piscina formada pelos arrecifes, a salvo dos tubarões. A disciplinada turma dos safenados caminha alegremente aos grupos de dois ou três. Os marombeiros malham em  aparelhos colocados pela prefeitura junto à pista. Há os que correm, há os que andam, há os que marcham aceleradamente, há os que apenas contemplam a natureza, todos adeptos do estilo de vida saudável.
Enquanto corro, medito. Tento completar os dez quilômetros perfazendo meia hora em cada sentido.
Na ida, passo por um corpo inanimado, encolhido ao pé de um depósito de lixo. Um mendigo jaz inerte no chão, ao lado de algumas latas. Um pequeno vira-lata o olha fixamente. Deitado, com a cabeça apoiada sobre as patas dianteiras, traz no semblante o sofrimento do dono.
Todos os adeptos do jogging matinal passam sem tomar conhecimento daquele ser humano. Quem seria? Há quanto tempo estaria ali? A indiferença é total. Pode até estar morto, ou quase. Continuo a correr, vou me afastando. Não saberia mesmo o que fazer.
Lembro-me da parábola do Bom Samaritano, Evangelho de São Lucas, cap X. Somos iguais aos seminaristas, ao padre, ao levita (que cuida das sinagogas): atravessamos a rua, indiferentes ao próximo. Afinal, temos nossas metas a cumprir. Nossos caminhos de hoje estão traçados. Os encontros, a família, o trabalho, a escola, é tudo tão importante, não há espaços para imprevistos. Sobretudo quando o imprevisto é um pobre qualquer, que não nos diz respeito. Não é conosco. Para isso tem as autoridades.
Completada a metade do percurso, volto pelo mesmo caminho. No ponto em que estava o mendigo, vejo uma jovem agachada tentando falar-lhe. Curioso, me aproximo e paro. A jovem lhe pergunta com doçura: Senhor, o que tem? Posso ajuda-lo? Após alguns instantes, o corpo murmura, sem abrir os olhos: Não tenho forças, não consigo comer, sinto dores.

O homem exala cheiro de cachaça. Penso no efeito devastador do álcool no estômago vazio. Outras pessoas se aproximam. Um pequeno grupo se forma em torno do mendigo. Alguém diz: Precisamos leva-lo a um hospital. Outro: Chamem o Corpo de Bombeiros! Um dos marombeiros, de seu celular, chama o 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Enquanto isso alguém lhe oferece um cigarro. A jovem conversa com ele. 
A ambulância chega em vinte minutos. O pequeno vira lata parece entender. Late, balança a cauda, se agita, consegue embarcar. O grupo se dispersa.
Da indiferença à solidariedade, assim é a natureza humana. Basta uma pequena iniciativa para que as pessoas despertem.
Continuo a corrida, sinto-me mais leve agora. Acredito no ser humano. Penso na filosofia do Rotary, no legado de Paul Harris, na jovem que ajudou o mendigo.  Da mesma forma que o Bom Samaritano, ela vive e pratica o sentimento de DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI.  

x-x-x-x



16 comentários:

Unknown disse...

Prezado amigo Alberto Bittencourt. Quem lhe fala é PU1 YJA . Pois é ! Muitos não saberão identificar ! É natural. São coisas de radioamador !
Não quero ser mais um samaritano a passar pelo seu texto sem deixar-lhe um comentário. Um comentário de agradecimento por mais um belo conto. Um conto real. Que traduz o sentimento de grande rotariano que sabe mostrar-nos o caminho para a prática das boas ações.
Parabéns, amigo, por mais uma bela história a ser acrescentada em minha coleção na pasta que lhe dedico.
Saudações - Salve o 108º Aniversário de ROTARY INTERNATIONAL. Já viu www.blog.luso-brasileiro PAZ ?
Abraços e até mais.
Antônio J. C. da Cunmha

Anônimo disse...

Parabéns pela bela reflexão sobre um tema que toca a todos nós.
Tudo é questão de cultura, educação e consciência. Se cada um cuidasse de seu pedaço o mundo estaria muito melhor. A indiferença é mortal para quem deseja um planeta melhor. Vejo em cada texto um semente geradora de novas vidas. Roberto Flavio

SALOMÃO AZULAY disse...

Meu melhor amigo no Recife, Alberto:
Li o texto de sua lavra. Mostrou-me o amigo o quanto é observador, bem como mostrou-me o conhecimento da lição peciosa dada pelo Mestre dos mestres, o semeador de idéias através de parabolas, Jesus, que ensinou a necessidade do amor ao Próximo qdo Lhe pergutaram “quem é o meu proximo” e de pronto conta a história que recebeu o nome de BOM SAMARITANO (havia maus samaritanos como havia maus praticantes do judaísmo da época de Jesus; esses “maus” não amavam o Próximo, sendo esta a grande mensgem de Jesus que revolucionou as relações humanas). Parabéns tb pela aplicação levando os seus companheiros rotarianos à pratica do AMOR ao Próximo. Continue escrevendo tudo aquilo que observa ao seu derredor ou aquilo que imagina; essa é a sua missão...
Não fiz comentário no seu Blog pq ao fazer, por algumas vezes, não aparece, não se pode visualizar. Talvez eu não saiba como fazer. Pode transportar este comentário para o seu blog.
Abraços
Salomão Azulay

dandomaispalpites disse...

Tem razão, querido primo, muitas vezes a solidariedade está adormecida e precisa de um toque para despertar. A jovem que primeiro se interessou pelo homem resgatou em tantos outros esse belo sentimento do amor ao próximo. Parabéns pelo texto.
Ana Hertz Bittencourt

Adilson de Oliveira disse...

Parabens Meu Caro Companheiro
Pudemos perceber o quanto seu coração é grande e serve de espelho para muitos de nós.
Adilson -Presidente Prudente

EDVALDO ARLEGO MARQUES disse...

Caro companheiro Alberto Bittencourt.
Senti que seu texto foi escrito com a tinta do sangue da sua própria alma. Valeu.
Minhas saudações rotárias.
Arlégo. 

JOSEDES MAIA disse...

Josedes Maia
10:27 (4 minutos atrás)

para mim
Alberto
Já que vc está falando de feixe, o mais importante é o feixe do Senhor.
Veja o que a Bíblia diz:
1 Samuel25.29 Se algum homem se levantar para te perseguir e buscar a tua vida, então, a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR, teu Deus; porém a vida de teus inimigos, este a arrojará como se a atirasse da cavidade de uma funda.
Josedes

SUZETE SERÓDIO disse...

Dr Alberto
Lindo e verdadeiro texto. São coisas do ser humano.
Abraços
Suzete Seródio

Anônimo disse...

Belo gesto, Cp. Muitos pensam em fazê-lo, porém, poucos realmente o fazem...

abç

Paulo (Lavras/MG)

JOÃO RICARDO ELY disse...

Parabéns pela bela reflexão.
O homem esta atrelado ao comprometimento em evoluir espiritualmente, porém, as agruras do mundo e os valores impostos pela sociedade o fazem esquecer de que somos todos irmàos, filhos da Criação. Por vezes, um pequeno gesto de bondade, um agradecimento, um sorriso, abrem a janela de corações trancados, fazem o bem aflorar novamente.
Interessante, da mesma forma, a fidelidade e o amor do cão pelo dono.
Abraços,
João Ricardo

Lúcia Vsconcelos Lopes. disse...

Amigo Bittencourt.
Mais uma vez sua crõnica mexeu comigo. Penso que o título de seu blog é altamente sugestivo para o que você escreve. Feixe de Varas. Nele encontramos expostas as varas de sua emoção que, por sua vez,cunjugam em outro feixe,as emoções dos que lhe leem. Não creio em acasos. As coisas estão escritas,sabe Deus aonde,para se apresentarem a nós, ou sobre nós agirem. Vinha eu hoje a tardinha,retornado de belíssima aula de Psicologia. Um CD tocava no meu carro. De repente, num sambinha, tantas vezes cantado descuidamente por tantos, um refrão dele me chamou atenção. Dizia ele não acreditar naqueles que não usam o coração como expressão. De pronto,mentalmente eu concordei com o sambista/poeta que o escreveu. E, eis que ao abrir o computador me deparo com sua crônica. Uma crõnica/poesia da vida. Da vida de todos nós. Para aqueles que citam Jesus como o grande revolucionário das relações humanas, conforme li de alguém que lhe faz um comentário.Entretanto, me permito pensar que devem ter suas razãoes aqueles que citam Maomé, Confúncio e Buda, dentre tantos os profetas que teve até hoje a humanidade. O que me atrai muito atenção é o fundamento proposto por todos estes profetas e percebido, não por acaso,por você. Aquela lição também ouvida por mim, num despretesioso
sambinha. Eis que nos surge claro e fácil o fundamento dos legados de todos os mestres. Aquele que nos diz que, apesar da razão, que nos fale primeiro o coração. Que com este coração ajamos junto aos outros e, antes de tudo, junto à intimidade de nós mesmos.Sejamos pois, assim percebi sua mensagem, caridosos primeiro conosco mesmos e de alguma forma, auxiliares dos próximos. Talvez assim, possamos ter um mundo que cante com todas as razões do mundo, com seus próprios corações. E, sem medo de errar. Parabéns, Bittencout! E muito obrigada pelas sensações que me despertou. Fraterno abraço.
Lúcia Vasconcelos Lopes.

Girley Brazileiro disse...

Comp. Alberto,

Gostei muito de ler seu texto (sou seu leitor) e da reflexão feita. Contudo, fico me perguntando, quantas vezes temos que tomar iniciativas neste nosso mundo, onde as autoridades não tratam de recolher os desvalidos como o cidadão que provocou sua cronica? prece que estamos longe de ver esse tipo de ação.
Vamos ter que tomar iniciativas a toda hora... Infelizmente!

Girley Brazileiro

JOSÉ CARLOS BERTASSO disse...

Parabéns Co. Bittencourt,
Minha biblioteca rotária!
Tenha a certeza que na minha gestão receberá um convite para palestrar no meu clube.
José Carlos Bertasso
Pres. Eleito 2013/2014 RC Sumaré-Ação – D.4310

NARA MELO disse...

Alberto
Quanta simplicidade e facilidade de expreção você tem.
Maravilhoso ler as palavras que você escreve.
Abraços
Nara

Anônimo disse...

Companheiro Alberto Bittecourt,ainda não tive o previlégio de lhe conhecer pessoalmente, mas estou sempre recebendo suas mensagens,pelo fato de residir no interior,sempre me deparo com situações parecidas, onde percebo que ainda existe muita solidariedade nas pessoas,basta uma pequena ajuda para despertar este sentimento tão nobre do ser humano,Parabéns pelas mensagens, sempre nos passando ensinamentos de vida. Arivonaldo Vicente - Rotary Club Caruaru - Maurício de Nassau.

Berenice disse...

Que sensibilidade ! Parecia uma crônica. Mas é uma história de fé no ser humano. A história é triste mas tem um final cheio de esperança, não só para o mendigo como para quem perdeu a fé no homem. Por favor, escreva um livro ! Berenice Muniz