ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ARCH KLUMPH: O HOMEM QUE NUNCA DESISTIU



ARCH KLUMPH:
O HOMEM QUE NUNCA DESISTIU
 

                                                                           Alberto Bittencourt
 

Arch Klumph, presidente do Rotary International, 1916-17, teve um sonho. Durante a Convenção do Rotary International de Atlanta, Georgia, EUA, em junho de 1917, propôs a criação de um Fundo de Dotações para receber doações e “fazer o bem no mundo”. Em 1928 esse Fundo transformou-se na Fundação Rotária.

A primeira doação, no valor de US$ 26,50, pelo  RC de Kansas City, foi recebida poucos após a convenção de Atlanta, Mas as doações continuaram tímidas. Arch Klumph, porém, nunca desistiu. Persistiu, continuou a sua divulgação, a peregrinar por todos os Rotary Clubs, a fazer palestras e mais palestras. Entretanto as doações não deslanchavam. Por trinta anos Arch Klumph garimpou apoio para a Fundação Rotária. Até que, em 1947, Paul Harris, antevendo o fim que se aproximava, pediu que todo o dinheiro das homenagens póstumas fosse canalizado para a Fundação Rotária. Foi o bastante. Com a sua morte, uma avalanche de doações, de 2,0 milhões de dólares, chegou aos cofres da Fundação Rotária.

A Fundação Rotária é fruto de um sonho. Começou como uma pequena semente, lançada por Arch Klumph.

No início, toda semente pode parecer igual à qualquer outra, marrom e seca, sem nenhum sinal aparente de Energia Vital. Arch Klumph a colocou na terra com confiança, certo de que no momento adequado ela começaria a crescer. Acreditou na planta que iria nascer daquela semente. Por trinta anos empregou sua palavra para implantar essas idéias e pensamentos na mente dos rotarianos. Jamais desistiu, pois tinha a certeza de que a semente iria crescer e prosperar.  

Arch Klumph podia não imaginar que a Fundação Rotária viesse a se tornar uma das maiores fundações do mundo. Podia nem pensar que um dia a Fundação Rotária   se lançaria na empreitada de erradicar a poliomielite da face da Terra. Mas certamente acreditou que a Fundação Rotária seria um instrumento essencial para o trabalho do Rotary International em prol das crianças deficientes, dos idosos desamparados, das comunidades excluídas.

Decorridos quase cem anos daquela convenção de Atlanta, todo o poder, toda a força, toda a energia que fez a planta nascer, crescer e se fortalecer, advém da absoluta confiança que os rotarianos do mundo inteiro depositam na Fundação Rotária, da seriedade e transparência de suas administrações e da credibilidade que ela conquistou na sociedade. E isso só aconteceu porque Arch Klumph jamais desistiu.

A campanha “Todos os Rotarianos, Todos os Anos” pede a todo rotariano que contribua anualmente com US$ 100 ou mais para a Fundação Rotária. Em muitos clubes isto não é possível. Em outros clubes porém, muitos rotarianos já excederam esta marca. Independente de condição financeira, todos podemos contribuir com algo para a Fundação Rotária. Este investimento valerá a pena. Os dividendos virão em forma de esperança, de futuro para as crianças, de diminuição da violência, da exploração, da miséria, de compreensão e paz entre todos os povos.

Não desistam, nunca, jamais. Contribuam, façam seus companheiros contribuírem para a Fundação Rotária. O sucesso do Rotary depende de uma Fundação Rotária forte. A Fundação Rotária depende de nós.

 

-x-x-x-x-x

 

 

 

 

6 comentários:

MARLENE WEBBER disse...

Que linda mensagem !
Muito grata.
Sds. Rotárias
Marlene Webber

OSVALDO ROCHA disse...

Ciente e agradecido.

REINALDO BRITO disse...

Caro Comp.
Segue o boletim de primeira mão......com seu artigo.
Obrigado pela sua cooperação.
Reinaldo Brito
RC de Presidente Prudente

JOSE NELSON CARROZZINO FILHO disse...

Parabéns querido amigo Alberto
Favor trocar meu e-mail para jncarrozzino@gmail.com
Não posso perder as suas execelentes mensagens.
Abraços extensivos à esposa.
Carrozzino

NINO VITTORIO SCALIA disse...

Parabéns Alberto,sua informação lembra aos Rotarianos antigos que devem contribuir e também aos novos o motivo e a importância da contribuição.

CLAUDINE disse...

Bonjour Alberto
Bravo pour ce blog et pour toutes les actions réalisées par le Rotary
Merci de m'avoir indiqué la traduction en français, c'est plus facile pour moi
J'ai aussi un blog sur mes ateliers artistiques auprès des retraités de notre région, mes élèves ont entre 60 et 92 ans et toutes sont passionnée de créations, je suis bien sûr bénévoles et créatrice du "P'tit Atelier de Claudine".
C'est une rencontre et un bénévolat plus modeste que le Rotary, mais j'apporte un peu de bonheur à des personnes seules ou en couples qui par la création se rencontre et échange des idées.
Avec notre climat en France on s'isole plus qu'au Brésil, les hivers ici sont plus dificiles et le soleil nous manque
Voici mon blog
http//www lepetitatelierdeclaudine.fr
Avec toute mon amitié
saudades do Brasil
claudine