ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CONHECENDO VITÓRIA, ES


CONHECENDO   VITÓRIA,  ES

Alberto Bittencourt
(Do meu diário, em 08set12)

No sábado, dia 8 de setembro, eu e Helena demos uma fugida do XXXV Instituto Rotary Brasil e contratamos um tour pela cidade de Vitória que, para nós, a partir da vista do nosso hotel, já se prenunciava magnífica.

A van nos apanhou, após o almoço, no hotel Bristol. Saímos na companhia de outros turistas, para percorrer os principais pontos da capital do Estado do Espírito Santo.

Passamos pela costa, com suas belíssimas praias de calçadões ajardinados, ciclovias e quadras esportivas, barraquinhas de coco e prédios residenciais de luxo. Circulamos pelo centro antigo, muito bem preservado, vimos a imponente catedral e o palácio do governo estadual, uma construção do século XIX que se estendia por todo o quarteirão em frente à praça da catedral. De lá, avistamos o porto, com alguns navios acostados e muitos esperando vez, ao largo. Por trás do cais podíamos ver o extenso terminal de carga e descarga de minério de ferro vindo de Minas Gerais por ferrovia. De lá o minério  embarca em navios cargueiros para exportação.  Pudemos divisar, ao longo da costa, as muitas plataformas extratoras de petróleo que geravam grande movimento de navios petroleiros.

Paramos no varejo da fábrica de Bombons Garoto, um imenso galpão cujas gôndolas e prateleiras estavam repletas de chocolates, de todos os tipos e qualidades. Em pouco tempo, com tanta coisa gostosa ao nosso dispor, enchemos duas cestinhas de compras, pensando nas festas e aniversários que se aproximavam. Na parte de trás do varejo ficava a fábrica, que se unia por passarela a uma outra edificação, do lado oposto da rua, provavelmente onde se encontravam o refeitório e os vestiários. De longe víamos os operários saindo para o almoço. Iam rindo e brincando, na passarela suspensa por sobre a rua até o refeitório. Transmitiam uma impressão de higiene e assepsia, todos usavam toucas, luvas e aventais sobre as vestes.

O próximo destino foi o Convento da Penha. Uma edificação antiga, datada do século XVI, composta de igreja e convento, construídos no ponto mais alto de um morro arborizado e encimado por uma enorme formação rochosa. Seu fundador foi Frei Pedro Palácios, vindo da cidade de Salamanca, terra da avó da Helena, na Espanha. Dali desfrutamos uma magnífica visão em 360°. De um dos lados, podíamos ver a cidade de Vila Velha, com praias e ilhas lindíssimas e modernos edifícios que de pronto nos encantou. No sopé da elevação podíamos ver, ladeando o Convento da Penha, dois quartéis: a 3ª Brigada de Infantaria e um destacamento do Corpo de Fuzileiros Navais.  

Como é bom conhecermos lugares novos! Somos sempre surpreendidos pela beleza e diversidade de paisagens neste nosso imenso Brasil.

Nenhum comentário: