ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

domingo, 4 de junho de 2023

ABROL — ACADEMIA BRASILEIRA ROTÁRIA DE LETRAS.

 

ABROL — ACADEMIA BRASILEIRA ROTÁRIA DE LETRAS

Alberto Bittencourt - 14 nov 2021

 

O valor de entrar para a ABROL, ou  para uma das muitas Academias Brasileiras de Letras, é muito maior do que ser reconhecido como escritor.

É antes, fazer parte de uma confraria dedicada à arte de criar emoções, sentimentos, vontades e pensamentos.

É conviver com mestres da percepção, da descrição, da sublimação, da transformação.

É migrar do imaterial para o real, do opaco para o transparente, do fluido para o gasoso.

É viver a cada instante uma nova vida, um novo personagem, um novo cenário, um novo ambiente.

É passar, num piscar de olhos, do passado para o presente, ou deste para o futuro.

É percorrer espaços desconhecidos, é voar…voar para longe, bem longe, na busca do que um dia fomos, para um dia sermos.

É ser imortal, para poder morrer.

 

Fernanda Montenegro, recentemente eleita para a ABL - Academia Brasileira de Letras,  representa tudo isso que escrevi acima.  Assisti-a por duas horas num teatro do Recife, a declamar sem hesitar, poemas áridos de Adélia Prado, para uma plateia lotada, silenciosa, atenta, que, ao final, explodiu em aplausos, e recebeu elogios da artista.

Fernanda Montenegro merece todos os encômios. Ela é mais imortal do que muitos de seus confrades, interessados apenas em colher louros do que viver momentos de comunhão e interação com o espírito.

 

Tudo o que eu falei de Fernanda Montenegro não inclui a ideologia política que impregna seu intelecto, com a qual não concordo, absolutamente.  É bom fazer está ressalva para que não pensem que fui contaminado com a ignorância esquerdopata. 

 

Sobre os artistas, como Chico Buarque, Caetano, Gilberto Gil e outros, este último também imortal da ABL, abstenho-me de considerar suas ruminâncias gramcistas, para ater-me ao conjunto de sua obra e ao quanto de bem produziram. Para mim, suas manifestações políticas advêm de dois fatores:  o traumatismo causado pela censura de tempos tenebrosos e o desalento de não contarem mais com os milhões da Lei Rouanet.

Aliás, há que se considerar que a Lei Rouanet pode ter sido necessária em alguns casos.  Como trazer do Sul, por exemplo, uma peça de teatro, com cenários variados, elenco de atores, profissionais de iluminação, sonoplastia, figurinos, etc., sem o apoio do governo?  Não tem como. Sem isso grande parte do público brasileiro séria privado da cultura que viceja em centros mais avançados de nosso imenso país. Só precisa evitar abusos, encontrar o ponto de equilíbrio, o que não é fácil. 

Parabéns, Fernanda Montenegro.

 

--

Enviado pelo Gmail do meu celular IPhone 6+

 

Nenhum comentário: