ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS

Lema do presidente do Rotary,  2009-10 -  JOHN KENNY




O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS
Alberto Bittencourt
Escrita em 09 de julho de 2009





Um velho sábio meditava todos os fins de tarde à sombra de frondosa árvore, no mesmo pomar em que um grupo de meninos costumava brincar. 
O ancião tinha a fama de tudo saber, de nada errar, de ter sempre resposta para todas as perguntas.
Certa vez, um dos meninos encontrou em meio às plantas, um filhote de passarinho. Teve logo ideia de pregar uma peça no velho mestre: Manterei o passarinho escondido em minhas mãos. Perguntarei se está vivo ou está morto. Se ele responder que está vivo, aperto a minha mão, esmago o passarinho e lhe mostro o corpo inerte. Se, ao contrário, ele responder que está morto, então abro a minha mão e deixo o passarinho voar para a liberdade. Desse modo eu duvido que ele acerte. Desta vez ele vai errar.




Dito e feito: Pegou o passarinho, escondeu as mãos atrás das costas e perguntou:
Ó Mestre, o passarinho que eu tenho em mãos está vivo ou está morto?
O velho homem fitou o menino, pensou por uns instantes e respondeu:
A resposta está nas suas mãos. Você decide.
Sim, é você quem decide, a resposta está em suas mãos.
A todo instante, todos os dias, temos oportunidade de decidir pelo sim ou pelo não à vida. A resposta está em nossas mãos.



Certa vez, quando governador do Distrito 4500, no ano do Centenário do Rotary, em 2004-05, Helena e eu, visitando a Escola Casa da Paz, patrocinada pelo Rotary Club de Belo Jardim, PE, encontramos, , afixada na parede em frente ao portão de entrada, um cartaz com o seguinte poema, de autoria da diretora Kirley Almeida:


Dizer sim à vida é dizer sim ao amor.
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.

Agora abram as mãos diante de vocês. Olhem para elas. Pensem no futuro do Rotary. Descubram o significado do lema: O Futuro do Rotary está em suas mãos. Reflitam no que o lema do presidente do Rotary John Kenny, 2009-2010, quer dizer.
As mãos significam trabalho, ação, movimento. O futuro do Rotary depende do que nós fazemos hoje, aqui e agora. Se ficarmos apáticos, acomodados, indiferentes, estaremos optando pelo não à vida. Para optarmos pelo sim à vida, temos que sair do vazio, ser proativos, tomar iniciativas, agir e fazer.
Assim, não fique apenas na expectativa, nem esperando eternamente.
Dizemos sim à vida, quando pertencemos ao quadro associativo de um Rotary Club, com o coração pleno de boas intenções, com o espírito voltado para o trabalho voluntário, para a prestação de serviço desinteressado em favor do próximo, quando reconhecemos e prestigiamos os esforços da Fundação Rotária na busca da Paz e Compreensão Mundial.
Por outro lado, se nos acomodamos, se nos servimos do coletivo apenas para tecer críticas, sem nada de construtivo, quando fazemos resistência passiva, quando caminhamos em sentido contrário aos ideais de Paul Harris, então estamos dizendo não à vida.
Quando frequentamos um Rotary Club apenas por frequentar, quando não tomamos conhecimento nem do trabalho, nem das propostas em favor da vida, quando permanecemos indiferentes ante tantos irmãos que sofrem e nos pedem ajuda, estamos dizendo não à vida.
Quando agimos com egoísmo, centrados na vaidade, na arrogância, como se fôssemos os donos da verdade, quando só agimos em benefício próprio, então estamos dizendo não à vida.
Só há um modo de dizer sim à vida: é com o fruto do nosso trabalho, com dedicação, com disponibilidade, com amor ao próximo, investindo na fraternidade doando nosso tempo e nossa energia na luta por um mundo melhor, vivenciando a solidariedade.

Dizer sim à vida é dizer sim ao amor.
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.

Portanto, não fique apenas levantando loas ao Rotary. Pare de dizer que o Rotary é isso ou aquilo.
Precisamos de menos conversa e mais ação.
O que interessa é o que o Rotary faz.
O que o Rotary faz é o que o rotariano faz.
Lembre-se que dizer sim ao Rotary é dizer sim à vida.
O Futuro do Rotary está em suas Mãos.

"Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que conquistar"  (Paul Harris)









Nenhum comentário: