ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

O SENTIDO DA VIDA

O SENTIDO DA VIDA

Alberto Bittencourt - 07/10/2014



          



Jamais esquecerei uma cena que assisti no Lar de Cáritas há mais de dez anos. 
Eu trabalhava como voluntário, rotariano, na construção de novas instalações, quando uma mãe desesperada chegou com um bebê no colo. 
Todos ali já conheciam o drama que aquela mulher vivia há cerca de três meses. Foi num dia de chuva torrencial, em que a pequena favela situada na frente da creche ficou inundada pelas águas e pelos esgotos que corriam a céu aberto, in natura, nas chamadas valas negras. 



A CRECHE LAR DE CÁRITAS





A FAMÍLIA

















VALAS NEGRAS




A casa onde morava a familia










 
O barraco de vão único, chão de terra batida e paredes de plástico e restos de madeira, foi invadido pela água da chuva. O bebê, de apenas três meses, deitado no estrado que servia de cama, rolou e caiu naquela água infecta, putrefacta e mal cheirosa. Foi o suficiente para dar um gole. Escapou de morrer afogado, mas contraiu septicemia, uma infecção generalizada, que o deixou três meses internado numa UTI infantil.



O BEBÊ


Ele viera de ter alta, mas, malgrado todos os cuidados médicos e nutricionais, o estado geral não apresentava melhoras. O bebê continuava prostrado, sem vida, sem reação, sem emoção. A mãe ao que parecia, havia perdido as esperanças. Numa última tentativa, queria agora deixá-lo no Lar de Cáritas, onde poderia ser melhor cuidado. 
Foi entregue a uma enfermeira prática, de nome Nancy, humilde, magra, funcionária da creche, que cuidava das crianças como se filhos fossem.


A ENFERMEIRA NANCY











A mulher tomou o bebê nos braços, friccionou-o vivamente. Tenta fazê-lo rir, brinca com ele. Nada acontece. Com cuidado, apertou o corpinho quase inerte contra seu coração, enquanto lhe dizia palavras doces. Ela fica assim, longo tempo imobilizada, os olhos fechados. Uma força espantosa emana dela.

A seguir, lentamente, suas mãos começam a pegar o bebê. Sem preguiça, ela o massageia da cabeça aos pés, com uma mistura perfeitamente dosada de força e delicadeza. Ela senta a criança no seu colo, saltita com ela, como se fosse um cavalinho. Naquele momento, o ar grave do bebê, aos poucos, vai se anuviando.

Então, sob os nossos olhos, um milagre se produziu. O olhar da criança começou a clarear, a se encher de luz. O pequenino ser, que estava ausente, de repente se torna presente. E, docemente, um sorriso aparece, acompanhado de pequenos gritos de alegria, até se transformar numa cascata de risos. O bebê havia escolhido viver. Seu sorriso testemunhava que o amor é a única razão que dá verdadeiramente sentido a uma existência. 

CONCLUSÕES

Um bebê não pode crescer e se desenvolver sem laços afetivos, no sentido mais amplo do termo. Se ninguém o olha de modo especial, não o toca, nem se interessa por ele, ele morre. 

Os pobres não se questionam sobre o sentido da vida. Eles tentam, simplesmente sobreviver a cada dia, mas, o que os ajuda a viver, tanto quanto a alimentação, são os laços familiares, amigáveis, tribais, comunitários. 

O que dá sentido verdadeiramente à vida, sejam ricos ou sejam pobres, ontem, como hoje, aqui ou alhures, é o amor. A vida, só é viável, porque alguém, nem que tenha sido pelo menos uma vez, nos olhou com amor.


DANIELLE


DANIELLE com o pai, na creche LAR DE CÁRITAS


 DANIELLE, COM  A MÃE
.


A despeito dos cuidados praticados, não se conseguiu resgatar aquelas crianças. Elas cresceram no mundo de violência, de miséria, na rua. Danielle, ao completar quatorze anos, morreu na Av. Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, no Recife, numa briga de gangues, atingida por uma pedrada, desferida por eles mesmos. 




O SENTIDO DA VIDA.

Comentários de José Bezerra de Moura , fundador do RC de Presidente Prudente Alvorada.

Prezado Companheiro de Rotary Alberto Bittencourt, inteligente Rotariano Servindo ao RI.

Li e absorvi com imenso prazer a história que trouxeste a lume, tua vida em comunidade e o teu verdadeiro projeto humanitário em prol do Brasil. Parabéns pelo formato desenvolvido ao longo do tempo e o desejo para que não se perca ou se extravie nessa prodigiosa e louvável caminhada rotária.

0 Brasil  e o seu Povo Livre do Socialista e do Comunismo maroto, acima de tudo, fazendo chegar a cada recanto por onde passas, a tua palavra abalizada, gentil, lúcida e democrática, mostrando, sem medo e fértil autoridade civil, o verdadeiro desencanto político, econômico, moral, ético e cívico que os detratores e esquerdistas de plantão, nocivamente  levaram o país para o lamaçal fedido e abjeto em que se encontra sem saída. Seja porta voz da recuperação e tiragem do país do fosso da improbidade e corrupção desenfreada no território nacional.


Pertinho de ti, Bittencourt, veja o que ocorreu no Executivo e Legislativo da cidade de Cabedelo, na Paraíba, trazida a lume pelo Fantástico da Globo, na noite de ontem, 8 de abril de 2018. A imagem pública e privada do Brasil , interna e internacionalmente, vem sendo afetada e destruída  a cada momento pelos maus brasileiros e governantes eleitos pelo povo servil.

Que Deus vigore e amplie tua sabedoria humana para bem e melhor servir este país maltrato por servis e aproveitadores do erário público,  popularmente travestidos  de nacionalistas, democratas e patriotismo.

José Bezerra de Moura - Fundador do Rotary Clube Presidente Prudente Alvorada

Bela história, Governador Bittencourt.

Abraço.


Valdemar L. Armesto


















Nenhum comentário: