PALESTRA SOBRE EMPRESA CIDADÃ
Alberto Bittencourt,
Rotary Club do Recife, 17 de julho de 2014
Encarte do boletim n. 04 de 17 de julho de 2014, do Rotary Club Recife-PE
|
FORMAS DE ABORDAGEM
A forma de abordagem aos provedores de fundos, usando o paradigma do investimento ao invés da doação é antiga. Aprendi-a em 1998, quando participei como convidado do Rotary Club de Edmonton, no estado de Alberta, Ca, de um congresso mundial de voluntários, o IAVE - INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR VOLUNTEER EFFORT, que reuniu 2500 delegados do mundo inteiro. Na ocasião participei de grupos de trabalho sobre o assunto. Guardo comigo o material desse congresso.
Em 1999 participei no Recife de um seminário patrocinado pela Bolsa de Valores do Estado de SP, sob o título "Terceiro Setor dá Lucro", demonstrando que o grupo de empresas da bolsa que investem e têm um balanço social, alcança melhores resultados.
Em 2000 o então presidente da Phillips do Brasil, sr. Marcus Magalhães, interessado em conseguir fundos para a recuperação do Ginásio Pernambucano que, em sua época de estudante era escola pública modelo, proferiu palestra para empresários do Recife, dando o mesmo enfoque de que o investimento social das empresas melhora o resultado financeiro.
Em seguida, na Conferência Distrital do D. 4500, no ano 2001, sendo governador José Ubiracy Silva, Marcus Magalhães defendeu a ideia de ampliar o investimento social das empresas. Propôs a criação de uma rede de escolas públicas de excelência, de tempo integral. Seu trabalho foi endossado pelo senador Cristovam Buarque e frutificou nas EREM - Escola de Referência do Ensino Médio, hoje uma realidade no estado de PE.
No IRB de Gramado, RS, em 2009, o governador Mário Cesar Camargo, em memorável palestra sobre Planejamento Estratégico do Rotary, sob o título: O Futuro do nosso Rotary. Abordou o mesmo tema, de que as empresas que se destacam na bolsa de valores de SP são aquelas que têm uma preocupação social e ambiental e ensinou aos rotarianos presentes como abordá-las, destacando os pontos fortes e fracos do Rotary. Transcrevi o texto integral dessa palestra em meu blog. Clique no link abaixo e leia:
Em todos esses eventos foi ensinada a maneira de abordar os provedores de fundos como parceiros, ao invés de doadores.
Clique no link abaixo e leia também o artigo:
Clique no link abaixo e leia também o artigo:
"Responsabilidade Social Corporativa"
VEJA ABAIXO O PPT DA PALESTRA
EMPRESA CIDADÃ
EMPRESA CIDADÃ
Nenhum comentário:
Postar um comentário