ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 20 de abril de 2019

PALESTRA SOBRE EMPRESA CIDADÃ




PALESTRA SOBRE EMPRESA CIDADÃ
Alberto Bittencourt, 
Rotary Club do Recife, 17 de julho de 2014

Encarte do boletim n. 04 de 17 de julho de 2014, do Rotary Club Recife-PE



FORMAS DE ABORDAGEM

A forma de abordagem aos provedores de fundos, usando o paradigma do investimento ao invés da doação é antiga. Aprendi-a em 1998, quando participei como convidado do Rotary Club de Edmonton, no estado de Alberta, Ca, de um congresso mundial de voluntários, o IAVE - INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR VOLUNTEER EFFORT, que reuniu 2500 delegados do mundo inteiro. Na ocasião participei de grupos de trabalho sobre o assunto. Guardo comigo o material desse congresso.

Em 1999 participei no Recife de um seminário patrocinado pela Bolsa de Valores do Estado de SP, sob o título "Terceiro Setor dá Lucro", demonstrando que o grupo de empresas da bolsa que investem e têm um balanço social, alcança melhores resultados. 

Em 2000 o então presidente da Phillips do Brasil, sr. Marcus Magalhães, interessado em conseguir fundos para a recuperação do Ginásio Pernambucano que, em sua época de estudante era escola pública modelo, proferiu palestra para empresários do Recife, dando o mesmo enfoque de que o investimento social das empresas melhora o resultado financeiro. 
Em seguida, na Conferência Distrital do D. 4500, no ano 2001, sendo governador José Ubiracy Silva, Marcus Magalhães defendeu a ideia de ampliar o investimento social das empresas. Propôs a criação de uma rede de escolas públicas de excelência, de tempo integral. Seu trabalho foi endossado pelo senador Cristovam Buarque e frutificou nas EREM - Escola de Referência do Ensino Médio, hoje uma realidade no estado de PE. 

No IRB de Gramado, RS, em 2009, o governador Mário Cesar Camargo, em memorável palestra sobre Planejamento Estratégico do Rotary, sob o título: O Futuro do nosso Rotary. Abordou o mesmo tema, de que as empresas que se destacam na bolsa de valores de SP são aquelas que têm uma preocupação social e ambiental e ensinou aos rotarianos presentes como abordá-las, destacando os pontos fortes e fracos do Rotary. Transcrevi o texto integral dessa palestra em meu blog. Clique no link abaixo e leia: 



Em todos esses eventos foi ensinada a maneira de abordar os provedores de fundos como parceiros, ao invés de doadores.

Clique no link abaixo e leia também o artigo: 
"Responsabilidade Social Corporativa" 












VEJA ABAIXO O PPT DA PALESTRA
EMPRESA CIDADÃ



Nenhum comentário: