ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A MISSÃO DO PRESIDENTE





A MISSÃO DO PRESIDENTE



Alberto Bittencourt

(excertos da palestra "Motivação e liderança I")




Thaylise Gomes de Souza, 25 anos, presidente 2013/14 do Rotary Club de Araripina, PE,
a mais jovem presidente de um clube de Rotary do Distrito 4500 em todos os tempos.
Ex membro do Interact e do Rotaract Clubs. Líder inconteste.

Leia a postagem "I Intercâmbio do Araripe"



No momento em que aceitamos a missão de sermos rotarianos, nós nos oferecemos para também ser presidente. Exercer o papel de presidente, é uma enorme missão que nós recebemos dos próprios companheiros, não é uma missão imposta de cima para baixo, não é uma missão que venha do governador, nem do presidente do Rotary International. É uma missão que vocês escolhem, que vocês elegem.



A diferença entre uma organização bem sucedida e um aglomerado de pessoas improdutivas está na capacidade das pessoas trabalharem em equipe. As equipes, para serem bem sucedidas, precisam de projetos bem elaborados. Para serem empreendidos por equipes, esses projetos funcionam com apenas uma coisa: energia.



O presidente do clube, como líder maior, tem a tarefa de se transformar na fonte de energia que impulsiona os demais companheiros de seu clube.

O presidente do clube é o maior motivador.

Ele é como Siri em Balde de Camarão. Conhecem a parábola do siri as em balde de camarão? Se você puser num balde com água do mar um punhado de camarões e deixar lá, com menos de 24 horas eles estarão todos mortos. Mas se você puser junto com os camarões um siri, que vai ficar perseguindo, sem deixar os camarões pararem, eles não morrerão, se mantêm vivos.

Conclusão: o presidente do clube tem que ficar perseguindo todos os sócios, para que nenhum morra, dando-lhes tarefas, distribuindo missões, cobrando, avaliando, reconhecendo, premiando. Lembrem-se que o presidente do clube é um Siri em Balde de Camarão.

Quem serviu ao Exército, sabe que nos finais de semanas, é escalada a turma da faxina do quartel. Normalmente quem comanda é um cabo, mas este nem sempre está disponível. O sargento-de-dia olhou para os recrutas e apontou para o que lhe parecia mais vivo.

E disse:

- A partir de agora você é o chefe da turma da faxina. Sabe o que é ser chefe? Ele mesmo completou: Chefe é o culpado de tudo que os outros fizerem de errado!

O presidente não é culpado dos problemas do clube, mas ele é o único que pode resolvê-los. Então, no momento em que assume a presidência, ele passa a ser o responsável por todos os problemas que o clube possa ter, mesmo vindos de outras gestões. Não foi eles quem os criou, mas a ele cabe a tarefa de motivar e liderar os companheiros para resolver todas as pendências. Esta é a missão do presidente do clube.

Lembre-se sempre da definição de "Insanidade", por Albert Einstein:



IMPORTANTE: 
Três coisas o presidente do clube deve ter consciência: 

Primeira: os companheiros querem ser liderados.
O presidente deve ter a noção clara de que os companheiros querem que ele tome as iniciativas, que conduza o clube, que assuma o controle. Muitos presidentes não têm essa consciência.

Segunda: agir sempre pelo exemplo.

O presidente pode ser um líder reativo ou um líder proativo.
O líder reativo é aquele que toma as providências depois que o incêndio começa a arder. É chamado líder circunstancial.
O líder proativo toma as providências para evitar que o incêndio ocorra, toma medidas preventivas. Este é o verdadeiro líder, o que toma providências antes dos fatos acontecerem, se antecipa.

Terceira: jamais haverá unanimidade.

Sempre haverá alguém que tenha uma crítica, alguém que diga que existe algum modo de fazer melhor, alguém que diga que não está certo. Mas isso é normal, já que ninguém tem a unanimidade. Como dizia Nelson Rodrigues: "toda unanimidade é burra". Sempre haverá quem critique.
John Kennedy tinha razão quando afirmava:






x-x-x-x-x

Nenhum comentário: