ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O ENCONTRO



Glenn Estess, Presidente do Centenário do Rotary, 2004-05 e o lema do ano


O ENCONTRO
Alberto Bittencourt – set 2013

Aproxima-se mais um encontro. Neste ano, as águas do rio Paraná estarão respirando profundamente, no mais importante evento rotário anual do Brasil.

Em Foz do Iguaçu, "Terra das Cataratas", de 05 a 07 de setembro de 2013, as mais expressivas lideranças do movimento rotário brasileiro estarão presentes, no 36º Instituto Rotary Brasil.

Os governadores de todos os distritos se reunirão com seus colegas de ano para confraternizar, abraçar, celebrar, no que se chama a Noite do Reencontro.

Como sói nunca tomarmos banho no mesmo rio, este encontro não restará diferente, pois mudamos nós, mudou o local, mudou o Rotary. Enfim, mudou tudo. É a lei natural da evolução do tempo e do espaço.

Após cada encontro vem a separação e passamos a viver na expectativa do encontro seguinte.

Como em toda Noite do Reencontro, este é um momento de alegria, de paz, de harmonia, de felicidade. Assim é a vida, feita de encontros, reencontros e também de desencontros, humanos que somos.

No mundo do Rotary os desencontros, se os há, são pequenos, e por isto estamos no Rotary.

Com orgulho levamos na lapela o distintivo de Governadores do Centenário, ano 2004-05. É um título insubstituível. Somos os eternos Governadores do Centenário. Jamais existirá outro igual. Existirá, no futuro, um governador do bicentenário, mas não estaremos aqui para ver. Tampouco sabemos se estará concretizado o sonho rotário da Paz Universal. Mas o título de Governador do Centenário, materializado neste distintivo que o Getulio Nasciutti mandou fazer e nos presenteou, esse título é único e insubstituível. Nunca seremos ex. Somos os únicos Governadores do Centenário.

Porém jamais podemos fazer disso motivo de arrogância. Temos que manter a humildade, para que estejam sempre presentes os princípios da unidade, amizade, camaradagem, do convívio alegre, salutar, que nos une e faz com que sejamos irmãos, espalhados por todo o Brasil, a difundir a paz, a harmonia. Somos os Governadores do Centenário.

Não nos move a ambição de fazer carreira, de galgar postos elevados, de ostentar galardões. O que vier, será consequência. O título de Governador do Centenário já nos dá grande importância e imensa responsabilidade.

Temos as nossas missões: transmitir o recado de Paul Harris é a principal tarefa, para os novos, para os antigos, para todos.

Não precisamos ter medo, nem nos preocupar com o futuro do Rotary, nem do mundo. Cada um seguirá o seu próprio destino. O pensamento coletivo e uno dos rotarianos do mundo inteiro estará sempre presente em nossos encontros.

Nos encontros como esse, que se multiplicam pelo planeta, em 532 distritos rotários, está presente a sinergia do Rotary, em que somos veículos da paz.

Cada um de nós, Governadores do Centenário, faz a transformação do mundo, porque vivemos no mundo da solidariedade, da paz, da harmonia, da cooperação, da amizade, da ajuda mútua. 

Quanto àquele ser que estamos ajudando, sem o saber, ele também está nos ajudando. Em cada ajuda que prestamos, mudamos nós, mudam os que recebem a nossa solidariedade, muda o mundo. Assim, de pequenas ações no dia a dia, vamos transformando vidas, vamos transformando o mundo. São os nossos encontros. A cada encontro, um mudo diferente, melhor. Aos poucos, passo a passo, o mundo do Rotary, que é o mundo da paz, e da solidariedade vai crescendo, tomando o lugar do outro mundo, que é o mundo da guerra, da violência, da incompreensão, do desencontro.

Por isso, companheiros, esse nosso encontro anual é tão importante. Ele carrega as nossas baterias, posto que, nele recebemos a sinergia do grupo. Ele nos alimenta para melhor vivificarmos um ano de trabalho, de ação. Esse encontro anual, dos Governadores do Centenário, não nos deixa esmorecer, fraquejar. Saímos daqui mais fortes, mais humanos, mais compreensivos,

Depois virá a separação. Porém estaremos mais fortes para exercer o nosso papel, de servir. Até o próximo encontro. Estaremos separados, mas a distância não importa. Foi um encontro de alegria. Saímos robustecidos, abastecidos de ensinamentos e de vontades.

Nossas mãos não moldam o futuro. Elas moldam o presente. Elas forjam o Rotary de hoje. As dificuldades, os obstáculos, não nos esmorecem. Antes, nos fortalecem. Eles nos ensinam, são fontes de experiência. Juntos, somos capazes de vencê-los, quaisquer que sejam eles. Seguiremos nosso caminho com tranquilidade.

Ao fazermos nosso trabalho, de formiguinhas, cada um carregando a sua folha, cada um no desempenho da sua função, iremos transformando o mundo. E teremos os seguidores. Os que comungam dos mesmos sentimentos, os que têm os mesmos ideais, os que vibram na mesma freqüência, que têm afinidade com nossos pensamentos, que sintonizam com os princípios que defendemos, os que são contra a intolerância, os que têm os valores morais mais elevados, permanentes e imutáveis, esses se incorporarão naturalmente às nossas fileiras. 

Não precisamos chamar. Se bem cuidarmos do nosso jardim, as borboletas virão, como disse Mário Quintana. Ao nos separarmos saímos daqui conscientes do que somos. Conscientes dessa imensa bagagem que carregamos. Façamos uso dela. Mantenhamos acesa a chama do amor, do serviço, da humildade, do pensamento grande. Essa é a missão que Deus nos reservou. Regressemos tranquilos, conscientes para nossos destinos, sabedores de que somos um pólo irradiador de paz e harmonia.

Até o próximo encontro.

Anahein, USA  2004
Os Governadores do Centenário, com o pres. /RI Glenn Estess, os diretores de RI Luís Coelho e José Alfredo Petroni
 e a equipe de  Treinee Leaders



Na apresentação abaixo, veja as fotos da Noite do Reencontro da turma de governadores do ano 2004-05 - Governadores do Centenário - no 35º INSTITUTO ROTARY BRASIL, realizado em Vitória, ES, em setembro de 2012. 
No destaque, o gov Diamantino Gomes, do D. 1970, Portugal, interpreta um fado castiço e o gov Padilha declama um poema de sua autoria.


                                 




Nenhum comentário: