ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

terça-feira, 29 de março de 2016

ROTARY - DESAFIOS DOS NOVOS TEMPOS



ROTARY  -
DESAFIOS DOS NOVOS TEMPOS 

Alberto Bittencourt



Comemoramos em 2005 o centenário do Rotary. Ultrapassamos os cem anos de existência. 


O mundo hoje é muito diferente do mundo de 30 ou 40 anos passados. A revolução tecnológica introduziu profundas mudanças na vida das pessoas. A internet banalizou as fotos de mulheres nuas, democratizou a pornografia. Há uma busca desenfreada pelo prazer. As relações sexuais acontecem cada vez mais cedo, entre adolescentes. A gravidez precoce virou problema de saúde pública.

Arrumam-se parceiros pela internet que casam antes de maiores conhecimentos. O sexo deixou de ser tabu. A masturbação não é mais um conflito íntimo, nem para o adolescente, nem para o adulto. Antes, condenada como algo prejudicial à saúde, que, diziam, poderia levar à loucura, hoje é encarada normalmente. O homossexualismo, masculino ou feminino, é aceito sem nenhuma restrição. Homens e mulheres homossexuais têm seus sinais, suas tatuagens, se identificam entre si. Podem ter vida normal e produtiva. Convites de casamento entre homossexuais são divulgados em colunas sociais, para requintadas cerimônias nupciais. Crianças podem ser adotadas legalmente por casais homossexuais, vindo a constituir famílias.

É tudo aceito, por se tratar de opções individuais, sem consequência maléfica para o próximo.

Já a pedofilia, o estupro, o tráfico de mulheres, o proxenetismo, estes não são aceitos porque atentam contra a integridade do outro, que passa a ser vítima. Atentam contra seus direitos, sua dignidade, sua liberdade, seu desenvolvimento.

Masturbação e homossexualismo, como não fazem mal a ninguém, são hoje, isentos de qualquer censura social.

Estamos numa nova era, a era do sexo sem limites. Parece nada adiantar a pregação das virtudes, o elogio das purezas, das vidas castas e dedicadas a um Deus superior.

Mudam as normas, mudaram as condutas. Não existem mais restrições religiosas, do tipo de dizer que sexo apenas por prazer é pecado, que tal ou qual tipo de sexo é condenado. Parece que tal assertiva é ignorada por todos. Não mais existe a fidelidade, nem masculina, nem feminina. Cada qual tem sua vida própria, individual, sem ter que dar satisfações ao parceiro ou à sociedade. 

Nesse novo contexto, as antigas organizações perdem força. A despeito do enorme esforço para se ampliar o quadro associativo, as ONGs do terceiro milênio estão numa estagnação que vem de muitos anos, mais de vinte. As igrejas também perderam força, a não ser aquelas que mudaram a linguagem. A fé é representada não mais pelo amor a Deus, pela devoção à vida, mas ao desejo de se salvar, de comprar a salvação, de se livrar do sofrimento e agruras da vida terrestre. A salvação passou a ser uma mercadoria vendida em certas igrejas. As que adotaram esta linguagem prosperaram, cresceram. As que permaneceram na linha contemplativa de orações e de pregações do bem, estacionaram.

Assim, encontramos o Rotary do segundo século, na busca de uma nova identidade.

A Pólio Plus é uma bandeira de luta, de ação, difícil, mas que está bem perto da vitória. O combate ao analfabetismo vem há décadas patinando, escorregando no mesmo lugar. Os recursos naturais são cada vez mais devastados. A violência continua matando e causando vítimas.

Abandonar essas bandeiras? Nunca, seria o mesmo que cometer o suicídio. O que fazer então? Que palavras de incentivo e de apoio devemos dizer aos companheiros que bravamente se mantêm fieis aos princípios e ideais de Paul Harris, a despeito de tudo, de todos os problemas pessoais, familiares, profissionais, que tendem a afastá-los?

Na minha opinião, para motivar velhos e novos companheiros, basta mostrar a luta de toda a família rotária, ao longo do tempo, por um mundo melhor.

Basta mostrar que, nos dias de hoje, mais do que nunca, é preciso agir com fé, amor e confiança.

Basta acreditar que nós podemos, porque praticamos a ...   

Ação com continuidade e sustentabilidade! 

Pensem e reflitam sobre isso.

Não é a moral que embola o meio de campo, mas a hipocrisia, o pudor exagerado, as falsas intenções.

Os liberais de hoje se confundem com os libertadores de amanhã, que não passam de libertinos de todos os tempos.

A inveja é a eterna companheira da glória.













quinta-feira, 17 de março de 2016

SEMINÁRIO DISTRITAL CONJUNTO - D4500



JADIR FARIAS
                       Governador 2015
                           Distrito 4500


SEMINÁRIO DISTRITAL CONJUNTO
Fundação Rotária - Desenvolvimento do Rotary - Imagem Pública


LOCAL: Patos,PB
DATA:   Sábado, dia 19 mar 2016, das 08h30 às 13h30.

PROGRAMA:
Horário
Assunto
Responsáveis
07:40 - 08:10
(40min)
Recepção, inscrição e entrega material.
Protocolo a cargo dos clubes de Patos
08:10 – 08:25
(15min)
Formação da mesa. Canto do Hino Nacional
Protocolo a cargo dos clubes de Patos
O8:25 - 08:30
(05min)
Oração Rotária

A cargo dos clubes de Patos
08:30 - 09:00
(30min)
Abertura.
Desafios do Rotary em tempos de crise
Jadir Farias - Gov Distrito 4500

FUNDAÇÃO ROTÁRIA

09:00 – 10:30
(90min)
Subsídios Distritais e Globais. Gerenciamento. FDUC distrital.
Empresa Cidadã e Seguro Solidário
Campanha END POLIO NOW
Alberto e Helena Bittencourt

10:30 – 10:50
(20min)
INTERVALO
Protocolo
10:50 – 11:30
(40min)
O 39° INSTITUTO ROTARY RECIFE
Mário Antonino

DESENVOLVIMENTO DO ROTARY

11:30 – 12:20
(50min)
Rotary – 111 anos
Novas Ferramentas e desafios
George de Araujo Alves

IMAGEM PÚBLICA

12:20 – 12:50
(30min)
Identidade visual do Rotary.

Alberto Bittencourt
12:50 – 13:00
(10min)
Estatística, Avaliação, Agradecimentos.
protocolo
13:00 - 13:10
(10min)
ENCERRAMENTO
Jadir Farias - Gov Distrito 4500

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
·        Somente se qualificará a receber recursos da FR em 2016-17, o clube que participar do Seminário da FR, com pelo menos um associado.
·        Os dez minutos finais de cada palestra poderão ser reservados para perguntas e debates
·        Pede-se aos clubes que levem os banners de Empresas Cidadãs.

RESPONSÁVEIS:
1)  FRANCISCO JADIR FARIAS PEREIRA - RC Natal-Sul, Governador 2015-16, Distrito 4500
2)  MÁRIO DE OLIVEIRA ANTONINO - RC Recife-Largo da Paz, Diretor do Rotary, Chairman do 39° IRB - Recife, PE
3)  ALBERTO BITTENCOURT – RC Recife–Boa Viagem. Governador 2004-05 do Distrito 4500. Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária 2013-2016. Coordenador Regional da Campanha END POLIO NOW 2015- 2016 para a Zona 22-B
4)  HELENA BITTENCOURT – RC Recife–Boa Viagem. Presidente da Subcomissão Distrital de Subsídios (Distritais, Globais), 2013-16 .
5)  GORGE DE ARAUJO ALVES – RC Recife-Largo da Paz. Governador Assistente 2015-16.


FOTOS






sexta-feira, 11 de março de 2016

PORQUE ENTREI NO ROTARY

PORQUE ENTREI NO ROTARY
Alberto Bittencourt



Dom Helder. sendo entrevistado por Ziraldo


Certa noite, nos idos de 1982, ao ligar a televisão na rede Bandeirantes, deparei-me com um programa de entrevistas do famoso cartunista Ziraldo. O nome do programa era "Etc". Na ocasião ele entrevistava Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife.


O programa durou apenas um ano, pois tanto Dom Helder quanto Ziraldo não eram bem vistos pelo regime militar da época.

A entrevista já havia começado, mas a parte que assisti causou-me tremendo impacto. Foi como se um choque elétrico sacudisse meu corpo e, minha mente, a partir daí, entrasse em convulsão. Senti-me pequenino, impotente, fraco, diante de um mundo que clamava por mim. Senti-me desafiado, uma espécie de chamamento. Que poderia eu fazer? Dar de ombros, cruzar os braços e deixar prá lá? Ou tentar fazer alguma coisa, por menor que fosse. O que assisti, mudou minha ótica do mundo, mudou meu comportamento e minhas atitudes. Nunca mais fui o mesmo, nunca mais esqueci. Hoje, ao relembrar, acredito que tenha sido este, o meu grande Momento Rotary.


Ziraldo e Dom Helder comentavam o mundo de injustiça social, de desigualdades, de exploração, de miséria, de sofrimento, de doenças evitáveis, de moradias insalubres e indignas que permeia a sociedade e afeta um número cada vez maior de pessoas. 

A certa altura, Ziraldo lançou a pergunta: 

_Padre Helder, que conselho o senhor daria, o que o senhor diria aos que nos assistem, aos inconformados como nós, que querem fazer alguma coisa para melhorar esse quadro de sofrimento, de injustiça social, de exploração, de miséria, que acabamos de comentar? Qual a sua mensagem aos nossos telespectadores, Dom Helder? 



Dom Helder não titubeou. Respondeu com apenas três palavras. As três palavras que chicotearam minha alma, que me fizeram parar, pensar, e me modificaram a partir daquele instante. 

Dom Helder disse apenas três palavras:


E repetiu: 

NÃO FIQUE SÓ! 

Concluiu:

_Sozinhos nós somos frágeis, pouco podemos fazer. Mas unidos, podemos sonhar o impossível. Podemos mudar o futuro de muitas crianças, podemos levar a esperança aos enfermos, dar melhores condições de vida aos idosos, trazer um alento aos desesperados. Juntos podemos mudar o mundo. 

Pouco depois recebi o convite para ingressar no Rotary.

Então, no meu discurso de posse, repeti as palavras de Dom Helder, e o que me motivou a ingressar no Rotary:

NÃO FIQUE SÓ!

Mais tarde, li na autobiografia de Paul Harris, "Meu Caminho para o Rotary", que, em 1905 ele reuniu três amigos e fundou o Rotary, porque se sentia só. 





terça-feira, 8 de março de 2016

CORRUPÇÃO



CORRUPÇÃO






No Brasil, corruptos e corruptores causam mais devastação que o terrorismo internacional. São muitos milhões de mortes, um verdadeiro genocídio.

Somos um país rico, arrasado pela corrupção. 
São escândalos e mais escândalos, todos os dias. 
A corrupção contagia dos altos aos menores escalões.

Não consigo entender como pessoas, inteligentes e cultas, possam defender um governo que institucionalizou a corrupção. Cujo projeto único é de poder a qualquer custo. Que é causa de desempregos, de sofrimentos, de mortes. Que enxovalhou a imagem do Brasil no mundo.

Como autômatos, essas pessoas ficam repetindo velhos e encarquilhados clichês, de uma esquerda fracassada no tempo e no espaço.

Não há como negar  que nunca antes na história deste país se roubou tanto. 

Não há como negar que nunca antes na história deste país se avançou, com tamanha desfaçatez sobre o dinheiro do povo. 

Mas, para compensar, não há como negar que nunca antes na história deste país, um corruptor foi parar na cadeia.

Minha esperança é que, um dia, um lampejo de lucidez possa aclarar as mentes dessas pessoas e que nossos filhos e netos possam ter orgulho de viver num país digno e honrado.

ONDE ESTÁ A BELEZA INTERIOR

Veja o Power Point no final.

ONDE ESTÁ A BELEZA INTERIOR



AUDREY HEPBURN

Alguns textos e imagens que recebemos pela internet nos tocam profundamente. Refiro-me às frases de Audrey Hepburn, acompanhadas das fotos de sua juventude radiosa. Nada mais apropriado neste mês, em que celebramos o dia Internacional da Mulher, a 08 de março.
Nascida em 1929 na Bélgica, por pouco não morreu de fome quando criança, numa Europa devastada do pós-guerra. Foi salva graças à ajuda proporcionada aos refugiados pelas Nações Unidas. Morreu em 1993, aos 64 anos.
Entre seus filmes de sucesso, podemos citar Bonequinha de Luxo, My Fair Lady, Cinderela em Paris, A Princesa e o Plebeu e muitos outros.
No apogeu de mulher madura, quando pediam que revelasse seus segredos de beleza, respondia com graça:

1. Para ter lábios atraentes, diga palavras doces.
2. Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas.

3. Para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos.

4. Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar os dedos por eles pelo menos uma vez por dia.


5. Para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinho.

6. Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas; jamais jogue alguém fora.

7. Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos porque temos duas mãos: uma para ajudar a nós mesmos, a outra para ajudar o próximo.

8. A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside.

9. A beleza de uma mulher não está na expressão facial, mas a verdadeira beleza de uma mulher está refletida em sua alma. Está no carinho que ela amorosamente dá, na paixão que ela demonstra.

10. A beleza de uma mulher cresce com o passar dos anos.


Audrey Hepburn nos ensinou que a verdadeira beleza é a beleza interior. Mais do que isso, nos mostrou onde está a beleza interior.
  • A beleza interior reside além da imagem física, que é sempre passageira.
  • A beleza interior é a do espírito que se irradia pelo semblante, iluminando os olhos, adoçando os gestos, modulando a voz.
  • A beleza interior resiste ao tempo, ao passar dos anos e se expressa na meiguice do olhar, na serenidade da face, no carinho dos gestos.
  • A beleza interior é imortal.
  • A beleza interior está na postura de colocar-se no lugar do próximo, em sentir as razões do outro, entender seu comportamento e ajudar.
  • A beleza interior está em ver de cada ser humano como um irmão, é perceber em cada alma um filho de Deus.
  • A beleza interior é deixar de valorizar as aparências externas e buscar a divindade interior de cada um.

quarta-feira, 2 de março de 2016

39. IRB - Recife, PE -Informações



39. INSTITUTO ROTARY DO BRASIL- Recife, PE.

    INFORMACOES PRELIMINARES



Alberto Bittencourt

O 39. IRB-Recife, PE, se realizará no hotel Sheraton, da Reserva do Paiva, área metropolitana do Grande Recife, sob a direção do Diretor Convocador, José Ubiracy Silva. 


A Comissao Organizadora tem o seguinte núcleo:

Mário de Oliveira Antonino - Presidente.
Alberto Bittencourt -Vice presidente.
Aluisio de Freitas Almeida - Secretário Geral.
Eduardo Mota - Secretário Executivo.
Galba Lins - Tesoureiro. 

Ricardo Mesquita - Vice-Tesoureiro

O Instituto, propriamente dito, ocorrerá no periodo de 25 a 27 de agosto, mas as atividades do pré-instituto começarão no sábado anterior, dia 20.

O Presidente do RI, 2016-17, John F. Germ, estará presente durante toda a semana, desde as atividades do Pré-Instituto.

O programa em detalhes ainda nao foi elaborado, mas, basicamente, os eventos seräo os seguintes, à semelhanca de Institutos anteriores:

1) Treinamento de Representantes Distritais do Rotaract, dias 20 e 21 ago.

2) Treinamento de Governadores de Distrito Eleitos (2017/18) e Indicados (2018/19), dias 22, 23 e 24 ago.

3) Seminários da Fundacao Rotaria, Desenvolvimento do Rotary e Imagem Publica, na quinta-feira, dia 25 ago.

4) Inauguracao dos salões - na quinta-feira, dia 25, permanecendo abertos durante toda a vigência do Instituto:
          - Feira de Projetos.
          - Exposicao e/ou venda de livros de autores                 rotarianos, com temática livre.
          - Exposiçao de selos com temática Rotary.

5) Sessao Solene de Abertura do IRB na quinta, dia 25 à noite, seguida de coquetel.

6) Sessões plenárias e oficinas de trabalho (workshops) ao longo da sexta, 26 e sábado, 27.

7) Na sexta, 26, Noites de Reencontro das turmas de governadores do Brasil.

8) No sábado, 27, jantar e baile do Presidente de RI.

7) Encerramento do IRB-Rec, no final da tarde do sábado, dia 27 ago.

8) O domingo, dia 28, será destinado a culto religioso e plantio da Árvore da Amizade.

Recomendo que marquem seus bilhetes aéreos com vinda dia 24 e volta dia 28 ago. Assim nao perderão os seminarios do dia 25, que sao muito importantes.

Para mais informacoes, inscricao e reserva de hotel (A Pontual Turismo, é o agente oficial), por favor, acessem o site do evento:



www.institutorotaryrecife.com.br 

Poderão ocorrer eventuais alteracoes no calendário acima.

Obrigado e abraços