ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA - Um novo enfóque


Conscientização Rotária:
UM NOVO ENFÓQUE

Alberto Bittencourt
(Palestra proferida em diversos clubes a partir de janeiro de 2006)

Janeiro, mês da Conscientização Rotária

SUMÁRIO

I – OBJETIVOS
II – INTRODUÇÃO – Parte teórica
·      Conceituação Genérica
·      Conceituação Filosófica
·      Conceituação Rotária
III – DESENVOLVIMENTO – Parte prática
·      A peça de teatro do Rotary
·      Os três passos para adquirir Conscientização Rotária
IV – CONCLUSÃO
·      Conseqüências da Conscientização Rotária


I – OBJETIVOS

1.  Transmitir ao rotariano um novo conceito de Conscientização Rotária
2.  Capacitar o rotariano a adquirir a Conscientização Rotária
3.  Motivar o rotariano a ter Conscientização Rotária

II- INTRODUÇÃO – Parte teórica

1.  Conceituação Genérica

Qual o significado genérico do termo conscientização?
Nos dicionários o termo conscientização significa ato ou efeito de conscientizar. Conscientizar, por sua vez é dar, tomar ou ter consciência de alguma coisa. Ter consciência é sinônimo de ter noção, idéia, ciência, conhecimento.
Alguns exemplos:
a)  No sentido de tornar ciente, dar conhecimento, alertar:
O rotariano conscientiza a todos da necessidade de um comportamento ético.
O rotariano procura conscientizar a comunidade para o risco da poluição ambiental.
b)  No sentido de tomar consciência, ter noção ou idéia de alguma coisa:
O rotariano conscientiza bem os problemas sociais.
O rotariano é um ser consciente de suas responsabilidades.
c)   No sentido de estar alerta:
Só há três dias o paciente voltou a estar consciente.
d)  No sentido de proceder com ética:
Um país precisa de líderes conscientes para dirigi-lo.

Em outras palavras, podemos definir conscientizar como:
                                       saber,
fazer saber,
saber fazer, 
fazer fazer.


2.  Conceituação Filosófica

A definição que nos interessa é a do sentido filosófico da consciência:
“CONSCIÊNCIA é o atributo altamente desenvolvido na espécie humana, pelo qual o homem toma conhecimento em relação ao universo, da possibilidade de níveis mais altos de integração”
Daí se depreende que a consciência é um atributo inerente ao homem. Os animais são desprovidos desse atributo.
Conscientização é o conhecimento ou noção de que o homem não é um ser isolado, separado, estanque, que inicia e termina nele mesmo mas sim, que o homem é antes de tudo, um ser integrado, unido, uma parte, um pedaço do universo.
Quanto maior for o nível de consciência de cada um, maior será o seu sentimento de união com o todo.
Segundo Maharish Mahesh Yogui, o guru da Meditação Transcendental, os três níveis mais elevados de consciência são:
- a Consciência Universal, na qual temos a noção de que somos parte integrante da natureza, da Terra, do mundo tal qual o percebemos;
- a Consciência Cósmica, em que nos sentimos como parte do Cosmos.
- a Consciência Divina, em que somos um só com Deus, unos com a força criadora e amorosa responsável por tudo o que existe. É o nível de percepção dos grandes yogues e dos iluminados homens santos.

3.  Conceituação Rotária

E a CONSCIÊNCIA ROTÁRIA, o que vem a ser?
Creio, firmemente que a Consciência Rotária é a percepção de que, cada um, dentro de sua singularidade, é unido ao coletivo, ao todo, que é o Rotary. É o sentimento de que os valores coletivos da comunidade rotária, tudo o que ela defende, prega e tem por objetivos, são os valores de que cada um, são o que cada um pensa, fala e faz.
A consciência rotária é o que faz com que o rotariano sinta uno com a filosofia do movimentos rotário, que ele e o Rotary se confundem, expresso na afirmação: “EU SOU ROTARY”
Isso é a consciência rotária, e ter Concientização Rotária é o ato ou efeito de viver no dia a dia, em todos os minutos, sob a inspiração dos ideais rotários.
Ter Conscientização Rotária significa que o rotariano tem integrado dentro de si a consciência plena de que em todas as ações, seja no companheirismo, seja nos serviços, seja ao dar sua contribuição espontânea para a Fundação Rotária, ele está Construindo a Paz e a Compreensão, entre homens e nações.


III – DESENVOLVIMENTO – Parte prática

·      A peça de teatro do Rotary
Para saber como obter a Conscientização Rotária, podemos fazer analogia do Rotary com uma peça de teatro.
O roteiro trata de uma quantidade de experiências. Pode ir da comédia ao drama, passando pelo suspense.
Se não houvesse conscientização, os participantes simplesmente não estariam concentrados em seu papel e não se entenderiam.
Os atores interfeririam nas tarefas do pessoal dos bastidores, os músicos dariam palpites nos trabalhos  dos iluminadores e assim por diante.

Os três passos para se adquirir a 
Conscientização Rotária

Para que haja a integração e a harmonia, é preciso que todos estejam sintonizados com os objetivos do coletivo, nessa grande peça de teatro que é o Rotary. Isso é Conscientização Rotária. Para que ela exista, são necessários três passos:   

1) O primeiro passo é: “descobrir e reconhecer qual é o seu papel”.
 Para ser um rotariano consciente, você precisa primeiro identificar o seu papel dentro do clube, em seguida, verificar como é a sua atuação, e depois, saber como você está se sentindo como rotariano. Feche os olhos e faça a seguinte reflexão:

_Onde está você neste momento?

_O que está você fazendo aqui e agora?
_O que você está fazendo no seu clube de Rotary?
_Qual o seu papel dentro do seu clube?
_Como está você se sentindo como membro do Rotary International?
_Sabendo ser o tempo o seu bem mais precioso, você o gasta de forma proveitosa no Rotary?

2) O segundo passo é: “aprender as suas falas”. 
Tendo identificado e reconhecido o seu papel nesta   peça hipotética de teatro que é o Rotary, o próximo passo será decorar os diálogos e conhecer as falas dos outros personagens. 
Para adquirir a consciência rotária, é  preciso desenvolver o seu potencial, estudar, aprender, deixar que seus talentos naturais  evoluam, que as capacidades adquiridas se manifestem. 
Então você precisa conhecer os trabalhos e programas, as metas e sonhos de seu clube, sintonizar-se com os objetivos do Rotary International, do presidente de RI. Significa que você tem que estudar, participar de seminários, de treinamentos, capacitar-se e adquirir Informação Rotária. Leia o boletim de seu clube, a Carta Mensal do governador, a revista Brasil Rotário. Adquira as publicações disponíveis no RIBO, busque informações no site do Rotary, navegue na web, você verá que tudo o que diz respeito ao Rotary está escrito, está previsto, está didaticamente exposto, à nossa disposição.

3) Em terceiro lugar, “confiar e respeitar as escolhas dos outros”.
Neste segundo século de existência do Rotary, a preocupação maior é saber como anda o Quadro Social de seu clube ou distrito.  Estudos, pesquisas, seminários, programas pilotos, são lançados a toda hora para avaliar o presente e o futuro de nossa instituição. Relatórios e mais relatórios são elaborados.
Para se adquirir a consciência rotária é preciso que cada um seja vetor da integração e do bom relacionamento no clube. Para tanto, é bastante desenvolver a consciência que o Rotary é uma grande família, da qual você faz parte. 
Para viver de forma harmoniosa em qualquer coletividade, basta confiar e respeitar as escolhas dos outros.
Sabendo que todos os rotarianos também adquiriram conhecimentos e informações, a sugestão é aprender a observar os talentos de cada um, aproveitar esses talentos e capacidades para desempenhar o seu papel de forma competente. Isso lhe permitirá curtir com alegria o grupo, e adquirir a consciência de que você faz parte de um todo.
 Entenda que cada companheiro é único no mundo. Você pode querer dançar uma valsa e ele querer dançar um samba. Se alguém quiser ser de um jeito, pensar de um jeito diferente do seu, respeite-o. Você não é obrigado a amá-lo, mas é obrigado a tratá-lo como gostaria de ser tratado.  Você tem que entender a singularidade e a diversidade do ser humano e cultivar a integração, o companheirismo, o bom relacionamento, a amizade, porque senão, tudo vai por água abaixo. Aqui, no Rotary, é o lugar onde se adquire a mútua confiança, se consolidam amizades e relacionamentos, tudo em harmonia e alinhamento com os demais participantes. Deixe de se preocupar com os demais e redirecione suas energias e atenção para o desempenho de seu próprio papel. Respeite as escolhas dos outros.

Em resumo, são as seguintes os requisitos para a Conscientização Rotária que são também lições para uma vida harmoniosa em qualquer coletividade:
1.  Discernimento – descobrir qual é o seu papel;    descobrir qual é a dança que você quer dançar. Saber qual é o próximo passo;
2.  Singularidade do ser – aprender as suas falas; aprender os passos; desenvolver os talentos.
3.  Aceitação da diversidade individual: confiar e respeitar as escolhas dos outros; aprender a dançar sem pisar nos pés dos outros; saber dividir o espaço. 

IV – CONCLUSÃO

·      Conseqüências da Conscientização Rotária:

Ao adquirir a Conscientização Rotária, a consciência de que você é uno com o grupo, de que você é o Rotary, então o personagem deixa de ser o “eu”, indivíduo, e passa a ser o “EU SOU ROTARY”. 
Você terá superado a separação e a limitação, estará voltado para o que é melhor para o todo, procurando apenas servir ao grande projeto.
Você reconhecerá a singularidade e a diversidade de todos, estabelecerá contato com a sua divindade interior, com o seu Mestre Interior e descobrirá o líder que você é.
Nesse ponto o campo energético do coração está completamente aberto. A peça se torna mágica e você desfrutará da “magia de ser rotariano”.
Você então viverá naturalmente os objetivos maiores do ideal rotário: A BUSCA DA PAZ E DA COMPREENSÃO MUNDIAL, que será a sua  experiência e seu estilo de vida.

-x-x-x-x-

sábado, 17 de janeiro de 2015

A CATEDRAL DO ROTARY




A CATEDRAL DO ROTARY

dedicado à Conscientização Rotária, ênfase do mês de janeiro.
(Baseado na fábula "Os Três Pedreiros" de Charles Péguy, escritor francês, 1873-1914) - Alberto Bittencourt





Um viajante, percorrendo uma estrada, deparou-se com uma obra em início de construção. Três pedreiros, com suas ferramentas, trabalhavam na fundação de um importante projeto.
O viajante aproximou-se, curioso. Perguntou ao primeiro pedreiro o que estava fazendo. 
Estou quebrando pedras, não vê? Respondeu o pedreiro. Expressava no semblante um misto de dor e sofrimento. 
Eu estou morrendo de trabalhar, isto aqui é um meio de morte, as minhas costas doem, minhas mãos estão esfoladas, este trabalho é um sacrifício, concluiu.
Mal satisfeito, o viajante dirigiu-se ao segundo pedreiro e repetiu a pergunta. 
Estou ganhando a vida, respondeu. Não posso reclamar, pois foi o emprego que consegui. Estou conformado porque levo o pão de cada dia para minha família.
O viajante queria saber o que seria aquela construção. Perguntou então ao terceiro pedreiro: 
O que está você fazendo? Este respondeu: 
Estou construindo uma Catedral! 

Três pedreiros, três respostas, três sentimentos diferentes para o mesmo trabalho. Cada um manifestou sua própria visão. 

Para o primeiro pedreiro, o serviço significava dor e sofrimento. Um sacrifício que certamente tornava a ação muito mais penosa e lhe fazia mal. 
Se você tiver no Rotary o sentimento do primeiro pedreiro, estiver se sentindo de certa forma desconfortável, meio contrariado, até um pouco desmotivado, tudo lhe será muito difícil e penoso. Você estará desperdiçando dinheiro, tempo e energia, bens preciosos em sua vida. Você precisa mudar.

O segundo pedreiro manifestou indiferença. Estava conformado mas não realizado. O trabalho nada lhe significava e ele só o fazia por obrigação.
Você pode estar no Rotary com o mesmo sentimento de indiferença do segundo pedreiro. Comparece, cumpre as obrigações mínimas e nada mais. A indiferença, geralmente, termina em desistência. Mude antes que seja tarde.

Já o terceiro pedreiro tinha a consciência da importância do seu trabalho. Desempenhava a função com orgulho e satisfação. Tinha o sentimento elevado de participar de uma grande obra, o que lhe dava muito mais força, energia, ânimo, felicidade. 
Você, rotariano, como em tudo na vida, deve encarar suas ações, com o sentimento superior do terceiro pedreiro, com a consciência de que é vetor da construção de um mundo melhor, mais justo, mais humano, de que trabalha para o bem da humanidade.

Se você manifestar a visão do terceiro pedreiro, ao atuar em seu clube, ao colaborar com a Fundação Rotária, você estará dizendo com devoção e orgulho: 
Eu estou construindo a Paz e a Compreensão Mundial!

Esta é a visão maior de quem tem a verdadeira Conscientização Rotária -  a consciência de estar participando da grande obra do Rotary. Você estará atuando com alegria, felicidade, amor, com a consciência de quem está mudando o mundo. Você se sentirá rejuvenecido, mais disposto, seu trabalho, tempo e dinheiro renderão frutos, e você terá o sono tranquilo dos justos, daqueles que cumprem com o seu dever. 

Sempre que você comparecer a uma reunião plenária, a um serviço numa creche, ou a um evento rotário, tenha a consciência de que não está só, pois você faz parte da grande obra do Rotary no mundo inteiro. 

E agora, decorridos 110 anos de existência, podemos dizer que os rotarianos, inspirados na vida de Paul Harris, buscam tão somente dar continuidade à construção dessa grande Catedral do Rotary, a Catedral da fraternidade, do entendimento, do bem querer, da paz universal, porque este, sempre foi e será o ideal do Rotary de todos nós. 


"Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças maravilhosas" - ditado africano



segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

JANEIRO, MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA


JANEIRO, MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA
Alberto Bittencourt




Neste mês de janeiro do ano de 2015, consagrado por Rotary à “Conscientização Rotária”, às vésperas de completar 110 anos de existência, veio à nossa mente a grandeza e sabedoria de Paul Harris, o fundador daquela que é a primeira e a mais internacional das organizações de prestação de serviço do mundo, integrada por profissionais e executivos que implementam atividades humanitárias, praticam elevado padrão de ética profissional, bem como, promovem a paz e a compreensão mundial.

Paul Harris que, através de seu exemplo de vida e legado impresso, tem vencido as barreiras do tempo, convida-nos a refletir, a informar, a motivar e consciencializar a todos sobre a verdadeira magnitude de Rotary.


Em um de seus livros, escrito em 1935, denominado "Esta Era Rotária", ele nos presenteia com a seguinte parábola: "O Elefante e os Seis Cegos".



"Seis cegos do Industão foram conhecer um elefante.
O primeiro dando de encontro ao lado do animal gritou: Valha-me Deus! Percebo que o elefante é tal qual uma parede. O segundo, encontrando o dente, ficou certo que o elefante é parecido com uma lança. O terceiro, agarrando-se à tromba que se retorcia, asseverou. O elefante é parecido com uma cobra. O quarto, esbarrando numa das grandes pernas disse: - o elefante é igual a uma árvore. O quinto, que acertou encostar a mão numa das orelhas, exclamou: esta maravilhosa alimária é parecidíssima com um leque! Finalmente o sexto, apoderando-se da cauda bamboleante, disse: O elefante é parecido com uma corda".
“E assim discutiam longamente esses homens do Industão, firme e insistentemente, cada um segundo o seu modo de pensar. Todos, porém, enganados, apesar de cada qual ter certa dose de razão”.

Paul Harris nos ensina :


"Grande número de rotarianos se assemelha a estes seis cegos. Algum objetivo em particular, certa atividade especial ou ainda algum produto de Rotary os impressiona como sendo o mais importante, e certos disso exclamam: Isto é Rotary! Existem outros rotários que se interessam mais por determinadas atividades rotárias e não conseguem ver Rotary no seu conjunto. E continuam a perguntar: - O que é Rotary? E as percepções limitadas conduzem, geralmente, a conclusões desconexas, como foram as dos cegos a respeito do elefante”.


A parábola dos cegos nos remete à reflexão: 

O que é ver Rotary no seu conjunto?
O que é ter conscientização rotária?
É o mesmo que ter uma visão holística do Rotary,
ou seja, perceber Rotary no seu conjunto.

Não ter consciencialização rotária é o mesmo que
ter uma percepção limitada do Rotary.
Tem uma percepção limitada do Rotary,
quem acha que Rotary é apenas companheirismo, ou somente festa.
Que é apenas sessão plenária,
ou somente pagamento das mensalidades.

Tem uma visão holística do Rotary,
quem conhece, compreende, propaga e luta
por todo o bem que o Rotary faz no mundo.
Por toda a defesa do meio ambiente,
Por toda a união e companheirismo,
Por toda a amizade, solidariedade, 
cooperação e harmonia 
que o Rotary semeia em toda a parte.
Por toda a paz que o Rotary cria e propaga, 
não importa o país, a raça, a religião, a posição, nem a classe social de qualquer cidadão.
Por toda a ética que ensina a agir sempre com seriedade e responsabilidade.

Estes estão plenos de conscientização rotária.



É um verdadeiro rotariano todo aquele que consegue sair de si mesmo e ir ao encontro do outro praticando a máxima rotária de:  “Dar de si antes de pensar em si".

Porque "o Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades características de Paul Harris, um ser humano de espírito elevado, sentimentos nobres e capacidade visionária".
Cabe a cada um de nós rotarianos aprendermos com Paul Harris, a transmitir os valores que elevam o rotariano ao patamar da conscientização rotária, para que possamos assim, colocar em prática os ideais e objetivos do Rotary, em toda sua plenitude com a mesma intensidade com que Paul Harris o fez.

A grandiosidade do movimento rotário está no momento presente, e não no passado, tampouco no futuro. Esta grandiosidade é hoje. Aqui e agora o rotariano constrói o futuro, trabalha por um mundo melhor. 

Desde o nascimento do Rotary, o apelo por ideias penetrantes, conscientes e receptivas nunca foi tão insistente. A humanidade desperta cada vez mais para esse apelo.

Os líderes do futuro serão escolhidos entre aqueles que estiverem mais envolvidos com a ética e a filosofia do Rotary.

Que bom que o mundo possui milhares de bons rotarianos, de pessoas que estão sempre atentas às causas humanitárias e às necessidades dos menos favorecidos!



NÃO FIQUE SÓ !!!
JUNTE-SE A NÓS,
TROQUE IDEIAS,
DESPERTE O LÍDER
QUE HÁ EM VOCÊ.

domingo, 4 de janeiro de 2015

SUBSÍDIOS EQUIVALENTES - O Distrito 4500 é campeão!

SUBSÍDIOS EQUIVALENTES: 
O D. 4500 é campeão!

                                                                                                                         Alberto Bittencourt   Texto Publicado na Carta Mensal de julho/2001 do Gov. José Ubiracy Silva




Com 38 projetos de Subsídios Equivalentes aprovados pela Fundação Rotária no ano rotário de 2000-2001, o D 4500 passou a ocupar o primeiro lugar dentre os distritos rotários do Brasil.

Nos anos anteriores, o D 4500 vinha ocupando a segunda posição em número de projetos, atrás apenas do D 4570 (Rio de Janeiro), mas no atual ano rotário, sob a liderança e o entusiasmo do governador JOSÉ UBIRACY SILVA, ocorreu a virada. Neste ano 2000-01, foram realizados pela Sub-comissão Distrital de Subsídios 49 projetos (38  já aprovados), sendo 11 com parceria simples, 25 com parceria recíproca, 07 de Cegueira Evitável, (para os quais a F.R. aboliu a parceria internacional), 01 projeto 3H, em (aprovação) e mais 05 projetos ainda sem parceiros.

Ao todo, nosso distrito ostenta a marca de 95 projetos realizados, no valor total de aproximadamente 1,5 milhão de reais, dos quais, de jul/1996 até jun/2000 implementou e finalizou 46 projetos, na marca de 700 mil reais.

Os 38 projetos de Subsídios Equivalentes aprovados no ano 2000/2001 foram os seguintes:


Nº Ord
Nº por Clube
Rotary Club
MG #
Projeto
1.                   
1.                   
Recife - Boa Viagem
16528
Equipam p/ GRAC
2.                   
2.                   

18006
Cegueira Evitável / SESI-PE
3.                   
3.                   

18646
Alimentos p/ crianças – Coletivo Mulher Vida
4.                   
4.               

18695
Gás comb. em veículo Lar de Cáritas
5.                   
5.               

18695
Veículo p/ Org. Sempre Vida
6.                   
1.               
Recife
10707
Gabinete Odont. e Médico p/ I. Joaneiro
7.                   
2.               

17938
Cegueira Evitável / F. Altino Ventura
8.                   
3.               

18692
Veículo para Arricirco
9.                   
1.               
João Pessoa – Sul
12036
Perf. poço em Vila Maia / Bananeiras
10.               
2.               

17795
Equip. p/ Hospital S. Vicente Paula
11.               
3.               

18525
Galpão multi-fabril
12.               
1.               
Recife – Largo da Paz
17048
Laboratório eletrônico p/ Mov. Pró-Criança
13.               
2.               

18032
Cegueira Evitável / IMIP
14.               
3.               

19022
Dois poços em Iguaracy
15.               
1.               
Recife Casa Amarela
11867
Gab. Odontológico p/ Casa da Amizade
16.               
2.               

18007
Cegueira Evitável / Hosp. Sta. Luzia
17.               
1.               
Recife Derby
17069
Computadores para SUVAG CENTER
18.               
2.               

17070
Computadores p/ escola
19.               
1.               
RC Itapetim
10623
SHELTER: Constr. 09 casas baixo custo
20.               
2.               

18513
Lighthouse
21.               
1.               
Petrolina Norte
13396
SHELTER: Constr 32 casas baixo custo
22.               
1.               
Recife Boa Vista
14060
Equipamentos p/ Escola Rotary do Alto do Eucalipto
23.               
1.               
Recife Frei Caneca
17038
Equipamentos p/ CVC
24.               
1.
Recife Espinheiro
18694
Equipamentos p/ Hospital
25.               
1.
Recife Santana
18039
Cegueira Evitável
26.               
1.
Recife Setúbal/Caruaru
19214
Perf. poço e irrigação
27.               
1.
Recife Encruzilhada
10706
Equip. p/ Lar de Maria
28.               
1.
Recife Brum
13131
Equip. de Profissionaliz. p/ Favela do Rato
29.               
1.
Olinda
18659
Comput. p/  Inst. Histórico de Olinda
30.               
1.
Parnamirim
13168
SHELTER contr. 25 casas
31.               
1.
Currais Novos
16526
Equip. p/ Trab. Artesanal
32.               
1.
Esperança
18330
Cegueira Evitável
33.               
1.
Natal Potiguar
16529
Equip. p/ deficientes
34.               
1.
Cajazeiras
12033
Poço e implantação de horta em Sítio de Larges
35.               
1.
Ceará-Mirim
11756
Máquina de Lavar p/ Lar S. Vicente de Paula
36.               
1.
Salgueiro
19226
Equip. p/ Gabinete Odontológico
37.               
1.
S. João do Rio do Peixe
13336
Raios X p/ Hosp. Cap. João Dantas
38.               
1.
S. José do Egito
17942
Cegueira Evitável/FAV


·        Alguns desses projetos estavam, por diversas circunstâncias, praticamente perdidos, mas um trabalho persistente junto à F.R. e os clubes daqui e do exterior os fez ressurgir das cinzas: são os dos RC Ceará-Mirim, Serra Branca, S. João do Rio do Peixe, Recife Casa Amarela e Recife Encruzilhada.
·        Infelizmente tivemos 1 projeto cancelado pela F.R. por falta de interesse do RC parceiro do exterior: o do RC Natal Alecrim.
·        Em out/2000, na III Feira de Projetos, por ocasião do INSTITUTO PAULO VIRIATO C. COSTA, o Distrito 4500 foi o que inscreveu o maior número de projetos, 34, dos 218 apresentados. A Sub-comissão Distrital bancou a taxa de inscrição de R$ 100,00, por projeto, para todos os clubes do D 4500 e ainda, do apurado, repassou R$ 10.900,00 para a COMBRAP, organizadora da Feira, e R$ 1.000,00 para cobrir parte das despesas do Instituto.
·        O Fundo Distrital de Utilização Controlada – FDUC, recebido pelo Gov. José Ubiracy no início de sua gestão (US$ 98.000), encontra-se quase totalmente comprometido, com os projetos de Subsídios Equivalentes, e outras doações, a saber: campanha de Parceiros Pólio-Plus (US$ 2.000,00) e auxílio às vítimas do Terremoto (US$ 2.000,00) no estado de Guajarat, na Índia, D 3050, cujos RC têm mais de 10 parceiros com nosso distrito.
·        O projeto 3H do Distrito é uma iniciativa do RC Recife, em parceria co ma Fundação Altino Ventura, no valor de US$ 250.000,00 e será apreciado na próxima reunião do Conselho Curador da Fundação Rotária, em outubro 2001.
·        A Fundação Rotária, que em 1999/2000 aprovou 1910 projetos de S.E., recebeu no período 2000/2001, cerca de 4255 projetos, num incremento de mais de 120%. Com isso, cerca de 2300 projetos passaram para o ano seguinte, 2001/02, necessitando renovação das assinaturas dos atuais Governadores e presidente de RC.