ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS

Lema do presidente do Rotary,  2009-10 -  JOHN KENNY




O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS
Alberto Bittencourt
Escrita em 09 de julho de 2009





Um velho sábio meditava todos os fins de tarde à sombra de frondosa árvore, no mesmo pomar em que um grupo de meninos costumava brincar. 
O ancião tinha a fama de tudo saber, de nada errar, de ter sempre resposta para todas as perguntas.
Certa vez, um dos meninos encontrou em meio às plantas, um filhote de passarinho. Teve logo ideia de pregar uma peça no velho mestre: Manterei o passarinho escondido em minhas mãos. Perguntarei se está vivo ou está morto. Se ele responder que está vivo, aperto a minha mão, esmago o passarinho e lhe mostro o corpo inerte. Se, ao contrário, ele responder que está morto, então abro a minha mão e deixo o passarinho voar para a liberdade. Desse modo eu duvido que ele acerte. Desta vez ele vai errar.




Dito e feito: Pegou o passarinho, escondeu as mãos atrás das costas e perguntou:
Ó Mestre, o passarinho que eu tenho em mãos está vivo ou está morto?
O velho homem fitou o menino, pensou por uns instantes e respondeu:
A resposta está nas suas mãos. Você decide.
Sim, é você quem decide, a resposta está em suas mãos.
A todo instante, todos os dias, temos oportunidade de decidir pelo sim ou pelo não à vida. A resposta está em nossas mãos.



Certa vez, quando governador do Distrito 4500, no ano do Centenário do Rotary, em 2004-05, Helena e eu, visitando a Escola Casa da Paz, patrocinada pelo Rotary Club de Belo Jardim, PE, encontramos, , afixada na parede em frente ao portão de entrada, um cartaz com o seguinte poema, de autoria da diretora Kirley Almeida:


Dizer sim à vida é dizer sim ao amor.
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.

Agora abram as mãos diante de vocês. Olhem para elas. Pensem no futuro do Rotary. Descubram o significado do lema: O Futuro do Rotary está em suas mãos. Reflitam no que o lema do presidente do Rotary John Kenny, 2009-2010, quer dizer.
As mãos significam trabalho, ação, movimento. O futuro do Rotary depende do que nós fazemos hoje, aqui e agora. Se ficarmos apáticos, acomodados, indiferentes, estaremos optando pelo não à vida. Para optarmos pelo sim à vida, temos que sair do vazio, ser proativos, tomar iniciativas, agir e fazer.
Assim, não fique apenas na expectativa, nem esperando eternamente.
Dizemos sim à vida, quando pertencemos ao quadro associativo de um Rotary Club, com o coração pleno de boas intenções, com o espírito voltado para o trabalho voluntário, para a prestação de serviço desinteressado em favor do próximo, quando reconhecemos e prestigiamos os esforços da Fundação Rotária na busca da Paz e Compreensão Mundial.
Por outro lado, se nos acomodamos, se nos servimos do coletivo apenas para tecer críticas, sem nada de construtivo, quando fazemos resistência passiva, quando caminhamos em sentido contrário aos ideais de Paul Harris, então estamos dizendo não à vida.
Quando frequentamos um Rotary Club apenas por frequentar, quando não tomamos conhecimento nem do trabalho, nem das propostas em favor da vida, quando permanecemos indiferentes ante tantos irmãos que sofrem e nos pedem ajuda, estamos dizendo não à vida.
Quando agimos com egoísmo, centrados na vaidade, na arrogância, como se fôssemos os donos da verdade, quando só agimos em benefício próprio, então estamos dizendo não à vida.
Só há um modo de dizer sim à vida: é com o fruto do nosso trabalho, com dedicação, com disponibilidade, com amor ao próximo, investindo na fraternidade doando nosso tempo e nossa energia na luta por um mundo melhor, vivenciando a solidariedade.

Dizer sim à vida é dizer sim ao amor.
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.

Portanto, não fique apenas levantando loas ao Rotary. Pare de dizer que o Rotary é isso ou aquilo.
Precisamos de menos conversa e mais ação.
O que interessa é o que o Rotary faz.
O que o Rotary faz é o que o rotariano faz.
Lembre-se que dizer sim ao Rotary é dizer sim à vida.
O Futuro do Rotary está em suas Mãos.

"Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que conquistar"  (Paul Harris)









segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

OS SETE CAMINHOS DA PAZ




OS SETE CAMINHOS DA PAZ
Alberto Bittencourt



Fruto de uma pesquisa realizada entre os Rotary Clubs do mundo inteiro, o Rotary International publicou em 1959 um livro intitulado “Seven Path to Peace”. A versão original em inglês e a tradução para o português, quase se perderam, mas hoje se encontram no site do rotariano e pacifista canadense Robert Stuart, visitado mensalmente por mais de 50.000 pessoas: 

http://www.peace.ca/setecaminhosparaapaz.htm

Entendemos, entretanto que o título ficaria melhor sendo "Os Sete Caminhos da Paz", pois segundo Mahatma Gandhi, "Não existe um caminho para a paz. A paz é o próprio caminho." 

Segue abaixo trecho da minha palestra realizada em 19/05/07, na Conferência do D-4480; em Catanduva, SP, sob o título "Será Utopia o Ideal Rotário da Paz Universal? na qual utilizo os Sete Caminhos da Paz. 

Na palestra, aproveitei apenas os títulos de cada caminho. Os comentários são de minha autoria. As citacões de Paul Harris foram tiradas do livro "Esta Era Rotária", escrito por ele em 1935. As de Paulo Viriato foram tiradas do livro "Mensagens", coletânea de discursos editado pela Revista Brasil Rotário. As imagens são da internet.

Quais são os Sete Caminhos da Paz?

1) O Caminho do Patriotismo


O caminho do patriotismo é o amor à nossa terra, ao nosso país, à nossa gente, reverenciando e honrando os símbolos nacionais. 

Modernamente, há uma diferença de conceitos entre nacionalismo e patriotismo. Fazendo analogia, o conceito de nacionalismo está para o de patriotismo assim como o de eficácia, está para o de eficiência. Nacionalismo é filosofia, ideal, diretriz. Patriotismo é ação, mobilização, participação.

Erich Fromm, psicólogo: “O nacionalismo é a nossa idolatria e o patriotismo o seu culto”

Krishnamurti, filósofo indiano: “O nacionalismo é uma forma sofisticada de tribalismo”

Paulo Viriato: "Patriotismo é amor à nossa própria Pátria. É a responsabilidade de compartilhar com nossos irmãos que aqui vieram e escolheram o Brasil por sua própria Pátria também. Patriotas sim, para erradicar a poliomielite do Brasil, mas com a responsabilidade de levar a Paz, a boa vontade e o mútuo entendimento aos outros países, especialmente aos nossos vizinhos". 

Naquele ano de 1935, em que Paul Harris escreveu "Esta Era Rotária" ele enfatiza o conceito de patriotismo. Nas entrelinhas do livro, verificamos que ele distinguia dois tipos de patriotismo que poderíamos chamar de patriotismo virtuoso e patriotismo pernicioso.

Paul Harris aborda o que seria o patriotismo virtuoso: "Para uns, o patriotismo é o conjunto de sentimentos de heranças, de afinidades que nos fazem entrever além da vida individual, além da vida da família, uma ilimitada vida comum".

E, também o patriotismo pernicioso: "Para outros, o patriotismo é unicamente o ódio e a desconfiança excessiva nos povos estrangeiros. Muitos dos considerados grandes moralistas desfazem-se do padrão ético, quando apelam para o patriotismo".

2) O Caminho da Conciliação 

É o caminho do diálogo, do amor como comportamento, da aproximação, da união. 


Indiano Kailash Satyarthi e  paquistanesa Malala Yousafzay - 

Nobel da Paz   2014

Em qualquer negociação, seja entre nações ou entre pessoas, até mesmo nas brigas domésticas, o caminho da conciliação é o que hoje chamamos de empatia: colocar-se no lugar do outro. Coloque-se no lugar do outro e você entenderá suas razões. Você verá que ele está certo, do ponto de vista dele. 

Paulo Viariato: “Mais valem cem pessoas em torno de uma mesa de negociação, discutindo a Paz, que um único tiro de canhão que mate outras cem pessoas.”

Madre Teresa: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos amor e a compaixão. A Paz começa com um sorriso.”

Paul Harris: "O fator de maior vulto na obtenção da paz mundial é o mútuo entendimento. Quanto mais diálogos tiverem os povos, tanto melhor se compreenderão. O objetivo do Rotary é o estabelecimento de relações amistosas entre nações e pessoas". 

3) O Caminho da Liberdade

Desmond Tutu:”É preciso liberdade para chegar à Paz".

Paulo Viriato: "Somente um homem autenticamente livre pode gozar a plenitude da paz. Ninguém encarcerado, submisso, dependente, pode se engajar no processo de paz. Não confundir liberdade com liberalidade. A liberdade de cada um termina onde começa o direito do outro".

O maior inimigo da paz é o caos. O caminho da liberdade implica no respeito às leis, às instituições, às autoridades constituídas, expresso no lema da bandeira nacional: “ORDEM E PROGRESSO”. Significa ter “Liberdade com responsabilidade”. 


4) O Caminho do Progresso

Papa Paulo VI: “O novo nome da Paz é: Desenvolvimento” 

Desenvolver os povos, tentar diminuir as diferenças sociais, combater as doenças, a fome, o analfabetismo, Promover o ser humano, encaminhar os jovens, proteger os valores familiares, preservar o planeta terra, tem sido os trabalhos e ações do Rotary em prol da Paz.

Paul Harris: "Os navios velozes, os aeroplanos, o telégrafo e o rádio auxiliam a aproximação de muitos povos dos pontos mais distantes do mundo. O progresso das ciências físicas e tecnológicas está fazendo a sua parte, o que não acontece com as ciências políticas e humanas. Quando estas conseguirem o mesmo avanço, desaparecerão as nuvens de guerra e os países voltarão as energias para os trabalhos culturais e produtivos. Oxalá chegue depressa esse almejado dia!"

Na década de 50 a humanidade se conscientizou pela primeira vez que a tecnologia poderia ser profundamente imoral e destrutiva. O momento crítico foi numa manhã chuvosa, de julho de 1945, no meio do deserto do Novo México, onde uma equipe detonou com êxito a bomba atômica. No mundo de hoje, as maiores invenções e descobertas estão associadas ao desenvolvimento de armas cada vez mais sofisticadas e letais. O raio laser pode ser ao mesmo tempo fatal e benéfico para a vida, dependendo de ser usado para raios mortíferos potenciais ou na micro cirurgia.

Porém, a grande revolução da última década, foi sem dúvida o extraordinário avanço do uso dos computadores e da internet, com a possibilidade de amplificar milhares de vezes tudo o que se faz, transferindo e multiplicando instantaneamente informações pelo mundo. Por exemplo, clubes e distritos hoje possuem seus web sites e boletins on line. Temos as conferências pela internet, que reúne pessoas em lugares distantes. Temos também os e-clubes, clubes de Rotary que se reúnem pela internet. Além disso, qualquer rotariano pode pertencer a inúmeras redes, como Facebook, Linkedin, Orkut, Google+ para trocar e partilhar informações. Ainda há os grupos, como o GEROI – Grupo de Estudos sobre o Rotary na Internet -, este o maior do Brasil com mais de 1.000 membros. São instrumentos poderosos para difusão da paz e da compreensão mundial. 

5) O Caminho dos Sacrifícios

A paz é conquistada a cada dia, momento a momento.

Robert Kennedy: “A paz é como pão. Precisa ser amassada a cada dia, precisa ser trabalhada a cada dia, para que ela chegue a cada dia para cada um de nós". 

São Francisco de Assis: “Ó Senhor! Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!”

6) O Caminho da Justiça


Henry David Thoureau: “Justiça e liberdade são alicerces da Paz.”

Dom Helder Câmara: “Os verdadeiros fatores de violência são aqueles que ferem a justiça e impedem a Paz.”

Paul Harris: “Ao declarar guerra à outra nação, cada governo entende ser justa a sua causa. Contudo pergunta-se: onde estará a razão em época de guerra?"


7) O Caminho da Lealdade

O valor do cumprimento à palavra empenhada. Ser leal é ser íntegro, ser honesto. Ser fiel à Pátria, à família, à Deus. É corresponder à confiança que lhe foi outorgada. Ser leal é acima de tudo ser honrado, ser digno.

Ser leal é respeitar a Prova Quádrupla no relacionamento familiar,  profissional, com empregados, clientes, amigos. 

Paulo Viriato: “Quando não existe lealdade eu não tenho amigos. Quando eu não tenho amigos, eu não tenho a paz.”

Jesus Cristo:”Eu vos deixo a minha Paz. A minha Paz vos dou. Vos dou a Paz que o mundo não pode dar.”