ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O ROTARY E A PAZ


O ROTARY E A PAZ 

O Rotary International é uma associação de  líderes de negócios e profissionais  que, unidos, prestam serviços em suas comunidades e promovem a paz e a boa vontade no mundo.

Ao completar cem anos de existência, vale a reflexão:

·                    O que realmente tem feito o Rotary neste primeiro século de serviços, pela concretização desse sonho da humanidade que é a busca da paz e da compreensão mundial?

·                    Será que o Rotary, que tanto apregoa a paz, tem sido efetivamente, ao longo de sua existência um arauto e defensor da paz?

·                    Será que os 34.445 Rotary Clubs, de 532 distritos rotários, espalhados em 215 países e regiões, têm trabalhado o suficiente na difusão da paz no mundo ou em nossas comunidades?

·                    O que cada um dos 1.230.645 rotarianos do mundo tem feito, no seu dia à dia, para colaborar na construção da paz, seja no mundo, seja em nossas comunidades, seja em nossas relações sociais?

·                    Como é que o Rotary como instituição age para promover a tão sonhada paz no mundo?

·                 E você, rotariano, tem construido a Paz Atraves do Servir na sua casa, na sua família, em seu trabalho e na comunidade que o cerca?
                   

O Rotary é uma organização não governamental, que reúne pessoas de bem, líderes em seus setores, para que, juntos, possam melhor promover a solidariedade humana, a defesa dos direitos de cidadania, a convivência harmônica e pacífica.

Trabalhando juntos, na construção do homem e do mundo, escolher a solidariedade como meio de promover a paz, é escolher a vida.

O Rotary trabalha pela paz interior, na razão de ser um instrumento de crescimento e desenvolvimento pessoal, através de seus programas educacionais e de intercâmbio cultural.

O Rotary trabalha pela paz social, na minoração do sofrimento do próximo, na ajuda a quem precisa, através de seus programas humanitários.

O Rotary trabalha pela paz ambiental, em defesa do meio ambiente, na preservação dos recursos naturais.

Paz, Shalom, em hebraico, não é apenas o contrário de violência, de ódio. Paz é a vida como ela deve ser.

A paz, cujo símbolo é a pomba branca com o ramo de oliveira no bico, é sinônimo de bem estar, de felicidade, de saúde, de segurança, de  relações sociais equilibradas, de harmonia consigo mesmo, com o próximo, com o meio ambiente e com Deus.

A paz não chega pela mentira, pela guerra, pela imposição da vontade do mais forte.

A paz não chega pela miséria, pela fome, pelo desemprego, pela exclusão social.

Os caminhos para a paz foram ensinados por Jesus. A prática de amor incondicional, da fraternidade, da solidariedade, do perdão.

A paz é a eliminação dos excluídos, das desigualdades, da injustiça social, da concentração da renda.

Feliz é o tema da Campanha da Fraternidade em 2005, pela segunda vez ecumênica, abraçada pela reunião de sete igrejas, em que propõe o tema “Solidariedade e Paz”, e “Felizes os que promovem a paz”.

Felizes são os heróis pacifistas, exemplos de dedicação de suas vidas em prol da solidariedade, como Paul Harris, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Martin Luther King, Desmod Tutu, Nelson Mandela, Zilda Arns, através da pastoral da Criança, Viviane Senna do Instituto Ayrton Senna, e nosso grande arauto da paz, nosso irmão e pastor, Dom Helder Câmara.

Felizes somos os rotarianos de todos os tempos que temos a oportunidade de construir a Paz através do Servir.




terça-feira, 24 de julho de 2012

REVEILLON NA PRAIA




Domingo, 31 de dezembro de 2006



Que maravilha! Reveillon na praia de Vilas do Atlântico, em Salvador. Adquirimos uma mesa na barraca Araruama e nos distribuímos nos seis lugares a nós disponibilizados: Solano e Cris; Bruno e Millena; eu e Helena; e mais os pequenos, João Victor e Cauã. O ingresso dá o direito de assistir ao show artístico e aos fogos de artifício, mais uma garrafa de champanhe, gelo à vontade e salgados variados em quantidade. A faixa de areia onde nos situávamos era preenchida por seguramente outras noventa e nove mesas, todas lotadas. Os artistas se apresentavam num palco bem equipado, com sistema de som perfeito e acompanhados por uma banda animada. Garçons e seguranças, em número suficiente, garantiam a qualidade dos serviços e a tranquilidade da noite.

Na virada do ano, marcada pela costumeira contagem regressiva, o show pirotécnico, numa sequência maravilhosa de desenhos e luzes, encanta nossos olhos durante os primeiros quinze minutos do novo ano, embalados todos pelos acordes solenes dos Hinos Nacional e  da Bahia.

Para compartilhar a alegria, na faixa de areia, entre as barracas e o mar, muitos jovens aproveitam a beleza dos fogos e da boa música. Famílias estenderam lençóis, onde podiam deitar as crianças para dormir. Como sempre e em todos os lugares, há mais mulheres do que homens, milhares de pontos brancos com bastante dourado, ao longo de toda a orla. Na beira-mar, quando as ondas vêem lamber a areia com suas espumas branquinhas, muitas mulheres com seus longos cabelos ao vento, reverenciam Iemanjá, rainha das águas. Entre beijos e abraços, casais se enroscam, o momento é de confraternização, de votos e pedidos. Os sentimentos, pensamentos e vontades são de fé, esperança e amor, uma enorme energia positiva toma conta do planeta, durante todas as horas deste dia, avança milímetro a milímetro, no momento em que a rotação da Terra vai passando pelo ponto zero, no alvorecer de um novo ano, em cada rincão do Planeta, a 1° de janeiro de 2007.

Pouco a pouco a maré enchente avança em nossa direção. Forma-se uma concentração de lindas mulheres que embalam seus corpos dourados ao som do chá-chá-chá, do forró, de muita guitarra e rock, sob o comando do vocalista. A banda tem um nome estranho, Allafia e, naquele palco enorme, amplo e espaçoso, com muita competência, a todos entretém e encanta, claro, com a ajuda do tempo, de um céu claro e cheio de estrelas, que também vieram para embelezar a festa.

Sinto algumas gotículas escorrendo lentamente por meus cabelos, descendo até meus lábios, com um gosto um pouco salgado. Pode ser orvalho, mas ele vem misturado com a salinidade trazida pela proximidade das ondas do mar, é cheiro e gosto de saúde e liberdade. À nossa frente, três jovens dançam sobre o banco comprido da mesa e acompanham a banda numa coreografia meio que combinada com um frenético e sincopado movimento dos braços, ora para cima, ora para baixo, ora para os lados, tudo acompanhado pelo jogo dos quadris, pelo balanço do corpo, pelo ritmo marcante, pelo movimento cadenciado das bocas, todos, sem exceção sabem de cor as letras das músicas. Como é de se esperar os mais velhos são mais calmos, comedidos, são atentos expectadores, zelosos de seu clã.

Quisera toda essa energia, essa sinergia retumbante, criasse sobre a Terra um manto protetor que a cobrisse, livrando-a de todos os males, de todo o sofrimento, de toda a violência. Que a miséria seja amenizada, onde todos tenham o mínimo indispensável para garantir a sobrevivência com dignidade, que todos sejam felizes com seus próprios meios, que a paz e a harmonia imperem nos relacionamentos, que este clima de confiança e amor seja perene, persista por todos os momentos do Ano Novo em qualquer canto da Terra. Que a energia da natureza, regida pela sinergia de nossos pensamentos, sentimentos e vontades faça triunfar a verdade, levando luz a todos os corações.

De meu peito explodem versos em forma de oração:

  “Faz-nos qual crianças, Pai, pois delas é o Teu reino.
Eu sou Teu e Tu és meu. Eu sou Tu e Tu és Eu. Eu sou o que sou.”



Obrigado, Senhor nosso Deus, por tudo de bom que nos destes neste ano que passou. Obrigado Pai pela saúde que nos permite produzir e levar a vida com amor. Que nós possamos levar a Tua Paz a todos os corações. Que a vida continue fluindo na plenitude dos sentidos, na lucidez de nossas mentes, na clareza de nossos pensamentos, na beleza de nossos gestos, no amor que invade nossos corações, na união que nos remete aos que amamos.    

sábado, 21 de julho de 2012

TEMPO DE MUDANÇAS







De meu diário, segunda-feira, 07 de novembro de 2005



Tempo de mudanças, no trabalho e, consequentemente, nas circunstâncias que me cercam. Começa uma nova era, um novo estilo de vida. As decisões estão tomadas, o caminho é irreversível. Contabilizar as perdas é o inevitável. Decisão que pode deixar marcas indeléveis. Em mim, a prática da fuga é um hábito. Refugio-me na atividade física, malho, corro, alongo-me o mais que posso. Bom seria que eu conseguisse meditar, concentrando-me, focando minhas ações no melhor caminho para alcançar meus objetivos. Minha mente, porém, não se adapta à meditação. Ela é rebelde, indomável, os pensamentos pulam de galho em galho, qual um macaco. Então, refugio-me nos escritos do Rotary.

Preparo um novo livro com meus artigos. Já vai lá pelas duzentas páginas.. É só arrumar e coordenar tudo o que escrevi e as palestras que proferi.

Fujo das reuniões, quero me voltar para mim mesmo. Fujo dos diálogos. Fujo de todos os relacionamentos. Eu sou apenas eu, eu só. Quero ser livre como o pensamento, fazer o que me der na telha, sem pensar em ninguém. O pensamento é a única coisa que limita o homem. O pensamento voa livre, mas é o que nos faz prisioneiros de nós mesmos. Millôr dizia: Livre pensar é só pensar.

Resolvi fechar as empresas e me aposentar. Parece ser o fim de tudo, mas o fim de tudo é sempre um recomeço, um novo começo. Assim é a vida, mortes e renascimentos, morrer e renascer, de novo e de novo, em ciclos que não se repetem, pois cada um é diferente do anterior. O fim de uma atividade que durou trinta e quatro anos, meu sonho. Sonhava em ser engenheiro, muito antes de ser militar. No início, meu tempo era dedicado às atividades desempenhadas no Exército, Depois, montei minha empresa de engenharia. Cresci, me desenvolvi, aprendi muito. Faltou-me entretanto a visão de futuro. Nunca pensei no futuro, em construí-lo, sempre agi apenas em função do presente. Construir o futuro exige sacrifícios, economia, visão, previsão. Hoje, minhas frustrações são por não ter pensado no futuro.

Coloquei à venda nossa casa que usufruímos com alegria e felicidade durante mais de 25 anos. Os tempos mudaram e nós nos tornamos mais velhos. Depois que nossos filhos se casaram, ela se tronou enorme e insegura, para nós dois, que gostamos de sair e viajar, rever nossos filhos e netos, nossos familiares que moram em outras cidades. O valor de revenda de uma residência como a nossa seria muito mais elevado se tivéssemos optado por construí-la em outro bairro com mais serviços básicos municipais, mais central ou mais comercial. Faltou-me visão de futuro.

No meio de toda a turbulência que é desativar uma empresa, contas para liquidar, rescisões e indenizações, tudo é motivo de angústia e preocupação, depois de tantos anos ao lado de funcionários e colaboradores dedicados que se tornaram amigos muito chegados, é quando mais sinto a presença de um anjo da guarda, zelando por minha proteção e segurança. É incrível o papel dos anjos da guarda. Eles estão sempre ao nosso lado, nos protegendo, atentos a qualquer perigo. E... posso dizer com certeza que o meu, trabalhou muito durante toda a minha vida e continua ao meu lado, sem cobrar nada por isso, ele é só doação – dar de si sem mesmo pensar em si – podem crer, essa é a maior felicidade, contar com um anjo como este ao meu lado, por isso sou feliz. Tenho a consciência do meu anjo junto a mim, que está e estará sempre comigo, pois não existe distância nem tempo para nos separar. O meu anjo existe, ele é real, eu o vejo, eu o sinto e converso com ele, por isso nunca me sinto só.

Nossas vidas são marcadas por muitos dharmas e carmas. A  roda da vida – samsara, na língua sânscrita continua a girar. E assim vamos vivendo, sempre acreditando no melhor.



-x-x-x-

sexta-feira, 20 de julho de 2012

CONSELHOS P FORMAÇÃO DE UM LÍDER









De meu diário, na terça-feira, 20 de setembro de 2005

Existem quatro coisas na vida que não se recuperam jamais:
                                    ∙ A flecha  atirada,
                                    ∙ a palavra proferida
                                    ∙ a oportunidade perdida,
                                    ∙ o tempo  passado.
 
 
Tenho pensado nas qualidades do líder. Cheguei à conclusão, quando assumi a presidência do Rotary Club do Recife-Boa Viagem, em julho de 1996, meio que intuitivamente, que há três premissas importantes em se tratando de liderança:

1ª – Os membros de uma equipe da qual você é o líder, necessitam de liderança, eles querem que o chefe funcione, precisam ser liderados. É só assumir o papel de líder. Os grupos, as massas, a coletividade, todos procuram desesperadamente por alguém que os lidere. São como crianças, que necessitam de um pai, de um orientador, de um guia. Olhe para seus súditos e assuma o papel de rei.
 2ª – Tome todas as iniciativas, saia na frente, com a certeza, com a convicção de quem conhece a trilha, que eles o seguirão. Dê logo os primeiros passos, não fique esperando, vai em frente, assuma as responsabilidades e os riscos. Leve a solução, o caminho, tudo previamente conversado, acertado.
3ª – Não espere que haja unanimidade. Sempre haverá quem critique, quem ache que deveria ter sido feito de outra maneira. Pense, nem mesmo Jesus Cristo obteve unanimidade. É normal. Cumpre armar em seu entorno o Círculo de Proteção.
                 
           Repita comigo:
Eu tenho em torno de mim um poderosíssimo Círculo de Proteção, eu sinto que tenho. Nada, absolutamente nada pode me atingir, alcançar o âmago do meu ser, me transtornar, me alterar. Trato com a mesma amizade e deferência os amigos e os inimigos, se é que os tenho. Aos detratores, aos que me atacam, que me agridem, eu desconheço suas ações, não reconheço seus atos, fico na minha posição, não mudo, permaneço na mesma situação. Nada, absolutamente nada me transtorna.
Aqui vai um grande segredo e uma arma poderosa para galgar postos e posições mais elevadas na vida: o discernimento entre ser proativo e ser reativo. O reativo permite que os estímulos o modifiquem. No reativo, as ações são causadas por estímulos externos. O proativo é sempre o que ele é, jamais seu comportamento será função de um estímulo externo, qualquer que seja ele. O proativo domina o espaço, ele tem a intenção focada, sua vida, em todos os instantes é guiada por um foco, ele controla o espaço entre a intenção e a ação, de modo consciente, sem se perder em desvios.
Esteja sempre ligado a um foco, pois: Não existe vento favorável para aquele que não sabe aonde ir. (Sêneca)
                Siga sempre os seguintes preceitos:
­ Quando a Diretoria pensa que sabe todas as respostas, vem o mercado e muda todas as perguntas.  
­      - As idéias simples são as mais fortes.
      -Tudo o que não é dado, é perdido.
   -Quando não se sabe aonde ir, corre-se o risco de não chegar a lugar nenhum.
      -Antes de um projeto importante, anote cuidadosamente o que faria se não pudesse errar.
        -Aproveite o máximo de cada dia. (CARPE  DIEM)
      -A fortuna sorri para os audaciosos.
        -Não tenha vergonha de dizer: Preciso de ajuda.
        -Seja curioso, faça perguntas. Confie nos outros espontaneamente.
        -Cultue a verdade, jamais finja.
        -Idéia genial não concretizada não tem nenhum valor.
       -Tenha menos ideias e mais ações. Seus atos são cem vezes mais eficazes que seus pensamentos.
       -O  amor é sempre mais poderoso do que o ódio.
       -Faça felizes os que estão próximos e os distantes se aproximarão.

sábado, 7 de julho de 2012

O DESAFIO DOS 200 MILHÕES DE DÓLARES



John F. Germ, membro do Conselho Curador da FR  2008-2012; 
presidente da comissão do desafio dos  200 milhões de dólares.
Traduzido por Alberto Bittencourt



Mais um ano rotário chega ao fim de forma auspiciosa. O ano 2011-12  foi marcado pelo aumento no quadro associativo, nas contribuições para a Fundação Rotária, além da conclusão do Desafio Rotary dos U.S. $200 milhões e da exclusão da Índia como país endêmico da pólio.
Até o dia 30 de junho de 2012, o Rotary arrecadou mais de 225 milhões de dólares para o desafio financeiro. Rotarianos do mundo inteiro captaram recursos e realizaram numerosos projetos de conscientização rotária. Montanhismo, escaladas, passeios ciclísticos, mergulhos, natação, canoagem, motociclismo, paraquedismo, vela, vendas de bolos, pré estreia de filmes, e muitas outras realizações, não apenas levantaram fundos, mas divulgaram a imagem pública do Rotary.
Esse esforço contou com a participação de  interactianos, rotaractianos,  membros dos grupos de  companheirismo e de toda a família rotária. Embora tenhamos ultrapassado a meta financeira, ainda não atingimos o nosso principal objetivo de "certificação da erradicação total da poliomielite da face da Terra". Temos de continuar a arrecadar fundos para esse esforço final de erradicação
O ano findo foi marcado também por significativa redução da ocorrência de pólio no mundo. A Índia não teve mais nenhum caso a partir do dia 13 de janeiro de 2011, tendo a OMS a retirado da lista de países endêmicos em fevereiro de 2012. No ano 2011 - 12 foram registrados apenas 84 casos, em comparação com 241 casos em 2010 - 11. Embora tenha havido um progresso significativo na redução da doença,  é preciso lembrar que,  até a erradicação total da pólio, todas as crianças estarão vulneráveis a esse terrível vírus. Não podemos descansar até que tenhamos cumprido a nossa promessa para as crianças do mundo.
Apesar de todos esses bons acontercimentos, tivemos a triste  notícia do passamento do nosso líder Glenn Estess, presidente 2004-05 de RI. Glenn foi um rotariano apaixonado, devotado à sua familia e ao compromisso de bem servir à humanidade. Homem de gestos tranquilos e cativantes, Glenn jamais será esquecido por todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Companheiros, muito obrigado por seu apoio. Prossigamos incansáveis no caminho de Celebrar Rotary, conhecendo a si mesmo para envolver a humanidade e criando a paz através do servir.